terça-feira, 17 de agosto de 2010

A EEPJA Participou da Aula Inaugural do Programa Despertar em Mossoró

Veja Nossa Escola Fazendo Parte da Aula Inaugural do Despertar

A abertura da aula inaugural desenvolveu-se de modo diferente das anteriores. Foi montado o cenário de telejornal, onde dois professores apresentaram o Projeto Despertar através de entrevistas.
Os professores que executaram esta responsabilidade foi a prof.ª Taciana Peixoto da E. E. Gilberto Rola do distrito Maisa e o prof. Roberto de Araujo da nossa E. E. Pe José de Anchieta de Serra do Mel. Foram convidados para serem entrevistados a técnica da 12ª Diretoria Regional da Educação – DIRED, profª. Goretti Silva, representando a Sec. Estadual de Educação e a 12ª DIRED; profª. Iratelma Pereira, falando sobre a metodologia do SEBRAE/RN; profª. Cristiane de Carvalho que falou sobre a culminância do projeto que é a feira. A prof.ª Dilvamar, nossa repórter de rua que entrevistou a Diretora Márcia da E. E. Manoel João, Prof.ª Cidney e alguns alunos, entre eles a nossa aluna Rafaela Pinto do 3º Ano noturno.
Veja em resumo o objetivo do Projeto Despertar.
Mostrar ao estudante como o empreendedorismo pode trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio. Com base nessas premissas, o SEBRAE do Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado. O Projeto Despertar é uma parceria do SEBRAE/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, mais de 100 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo. O objetivo do programa segundo o SEBRAE é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho O Despertar surgiu a partir de um levantamento realizado em todo o Sistema SEBRAE sobre experiências de sucesso em educação empreendedora. O SEBRAE/RN optou por adotar a metodologia desenvolvida no SEBRAE/CE, considerada referência na Região Nordeste para disseminação de empreendedorismo no ensino público. O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário. Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. O conteúdo é extracurricular e não-obrigatório. Participa quem quiser. Os alunos se candidatam para as turmas e são selecionados por suas escolas. Para ministrar o conteúdo aos estudantes, os professores passam por uma capacitação de 60 horas, a cargo do SEBRAE/RN.

Veja as Fotos da Nossa Participação


Nossa aluna Rafaela sendo entrevistada pela reporter Divamar
Técnica da 12ª DIRED - Goretti Silva

Alunos do Despertar da EEPJA na aula inaugural
A TCM gravando o evento Despertar
Diretora da E E Manoel João - profª. Márcia
Prof. Roberto e profª Taciana apresentando o Jornal Despertar
Prof. Adailson da EEPJA, responsável pelo Despertar em nossa escola 
Apresentação cultural do grupo de dança da E. E. Aida Ramalho
Apresentação cultural do grupo de dança da E. E. Aida Ramalho

A EEPJA fazendo parte do Jornal Despertar

Apresentação do Jornal Despertar
Alunos de diversas cidades na aula inaugural

Um comentário:

  1. PARABENS! FICO FELIZ EM VER A NOSSA CAMINHANDO... QUE PENA QUE QUANDO ESTUDEI NAO TINHA NADA DISSO.

    ResponderExcluir