sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Salizete Freire faz lançamento do livro "A semana Tem Sete Sonhos"

Escritora Salizete Freire fez o lançamento do livro "A Semana Tem Sete Sonhos". A obra mostra a linha do tempo que une o cotidiano rural de sua infância, na região do vale do Assu, e o cotidiano urbano atual com as novas tecnologias que ao longo do tempo transformou o modo de viver. A semana tem sete sonhos é uma viagem pelo tempo, do acordar com o canto do galo ao despertador do celular.


A solenidade de lançamento foi realizada no Auditório Angélica Moura, da Secretaria Estadual de Educação e da Cultura, durante o sexto encontro de regentes de bibliotecas escolares. A contação do livro foi feita pela arte educadora, Silvana Amália, que concluiu a apresentação destacando o aprendizado que adquiriu convivendo com a escritora. "Salizete é uma dessas pessoas que agente houve todos os dias, mas não se cansa de ouvir." Afirmou.

O depoimento de Alane Soares Freire, filha da escritora, demonstrou como a uma mãe autora, escritora, poetisa, educadora e amante dos livros pode fazer a ponte que permite o alcance de uma criança ao mundo da literatura. "Ela fez a ponte entre nós e o ambiente literário, que despertou o prazer pela leitura de Ziraldo, Ruth Rocha e Câmara Cascudo." Disse.

A apresentação da autora foi feita pelo Prof. DR. Adriano Gomes, da UFRN. Salizete se apresenta como uma autora que escreve para o público infanto-juvenil, mesmo assim, Adriano afirmou que o livro é uma obra para crianças de todas as idades. "A voz de Salizete é uma voz que constrói um universo de intenções. Todos nós somos beneficiários de sua obra".

O lançamento também contou com a presença de Flávio José de Oliveira Silva, chefe de gabinete da SEEC, e de Erileide Rocha Subcoordenadora do Ensino Médio. Flavio afirmou que fez uma viagem ao passado, lembrou da sua infância em Florânia, e recordou de muitos momentos, como por exemplo, todos os apitos menos o da fábrica, pois na pequena cidade, da região do Seridó, nunca houve fábrica. Já Erileide fez um discurso voltado para o trabalho da autora enquanto educadora, e encerrou afirmando: "O RN precisa de você aqui conosco!" Se referindo ao trabalho na SEEC.

Salizete Freire tem 6 livros publicados. Quatro deles foram dedicados a temática ambiental e selecionados para integrar o projeto em defesa da vida do Instituto Ayrton Senna. Bicho pra que te quero foi a primeira obra da autora, lançada no ano de 96. Em seguida veio Planta pra que te quero, Mundo pra que te quero, Vida pra que te quero, A lua no céu e ela na terra e agora o caçula "A semana tem sete sonhos".

A escritora afirma que é uma autora com base lobatiana e que sua obra tem uma intencionalidade de formação do leitor na infância, desde os primeiros contatos da criança com a escola, mas "A semana tem sete sonhos" busca mostrar para os jovens de hoje que a vida existia antes do computador, que os seus antepassados não tiveram o acesso as tecnologias enquanto crianças ou adolescentes, mas que foram felizes mesmo morando em casas sem água encanada e sem energia.

"Momentos como este não tem como passar esse é um momento que nunca será negociado. Essa pessoa que escreve só existe porque para escrever uma meia dúzia de livros ela teve que ler uma centena deles". Afirmou. Em outro momento ela disse: "O livro é uma forma de dizer para os mais jovens que os mais velhos tiveram vida". Salizete também destacou as dificuldades de trabalhar com literatura no Brasil. "...num país de não leitores, de poucos livros e bibliotecas, em uma cultura que não prioriza a leitura, é na rede pública onde encontramos os melhores professores, nenhum espaço é mais rico que o da escola pública." Observou. Em setembro a autora vai lançar a reedição da trilogia Mundo pra que te quero.

Nota do Prof. Roberto

Tive a honra de conhecer a escritora Salizete Freire, no lançamento do Programa de Leitura – PROLEM, no Praiamar em Natal nos dias 19, 20 e 21 –. Onde a mesma fez parte da mesa representando o governador Iberê de Souza e o sec. de educação prof. Otávio Augusto, pois a mesma exerce o cargo de secretário de secretária adjunta de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário