segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tablets só para os professores


Depois de muitas indefinições, a proposta do Ministério da Educação (MEC) de disponibilizar tablets – computadores portáteis semelhantes a uma prancheta – nas redes públicas de ensino começa a sair do papel. Mas com mudanças. À frente da pasta há cerca de uma semana, Aloizio Mercadante anunciou ontem que os professores – em vez dos alunos, como era esperado – receberão o equipamento. O projeto Educação Digital será implementado inicialmente nas 58.700 escolas públicas brasileiras com banda larga e localizadas em áreas urbanas. A meta do MEC é entregar os computadores até o fim deste ano aos docentes do ensino médio.

Republico matéria do Correio Braziliense.

Ministro da Educação virá para a entrega de ônibus escolares aos municípios

O ministro da Educação vai estar em Natal no dia 7 de março para acompanhar a entrega de ônibus escolares aos municípios. Aloísio Mercadante vem atendendo a convite feito pela governadora Rosalba Ciarlini.
O governo do Estado adquiriu 100 ônibus com recursos próprios e conseguiu 50 com o Ministério da Educação para o transporte escolar. "Até julho, o Ministério estará nos dando mais 100 ônibus para os municípios", anunciou a governadora Rosalba Ciarlini, após a reunião com Mercadante em Brasília.
A governadora considera que após a distribuição desses 250 ônibus, o sistema de transporte escolar atenderá às necessidades dos municípios do Rio Grande do Norte.
Simultaneamente ao transporte escolar, o MEC vai investir na construção de escolas profissionalizantes e reformas de outras 54 do ensino regular. Outro estimulo que será dado, conforme garantia do ministro Mercadante, são prêmios para o programa de combate à evasão escolar.
O ministro elogiou a busca ativa que está sendo feita pelo governo do Estado, através dos agentes de endemias, para a identificação dos alunos que deixaram de frequentar as aulas. "Vamos apoiar esse programa sim, participando do esforço para a premiação dos municípios que conseguirem resgatar mais alunos", garantiu o ministro, considerando muito boa a iniciativa do governo.
A governadora Rosalba Ciarlini explicou que o governo resolveu premiar os municípios que tiverem melhor desempenho porque é preocupante o alto índice de abandono dos alunos. No ano passado, cerca de 100 mil estudantes deixaram a escola. "O governo vai convocar os prefeitos para a assinatura dos convênios", adiantou, afirmando que o MEC será um forte aliado no combate à evasão escolar e promoção de melhoria na qualidade de ensino.

Fonte: Seec/RN

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Audiência com SEEC continua em pauta

A direção do Sinte continua subindo e descendo as rampas do Centro Administrativo em busca de uma audiência com a secretária de Educação Betânia Ramalho. Sem resposta definitiva, ainda, os coordenadores gerais Fátima Cardoso e José Teixeira encontraram por acaso com a secretária, que informou ter uma reunião com a governadora na tarde dessa terça-feira (7) e que posteriormente convocaria o Sinte para uma audiência.

A expectativa do Sindicato é que nesse encontro seja discutido o Plano de Carreira dos Funcionários, além dos seguintes pontos:
Correção dos salários dos educadores; 
Pagamento dos atrasados; 
Promoções verticais; 
Revisão do plano de carreira dos Educadores; 
Situação estrutural das escolas; 
Plano de educação; 
Convocação dos concursados;
Implantação do 1/3 de hora atividade; 
Envio à Assembleia Legislativa dos projetos de lei sobre gestão democrática, gratificação dos diretores e vices, redimensionamento do porte das escolas, eleições diretas; 
Promoção Horizontal para a categoria, já que não existe comissão para normatizar os artigos do Plano de Carreira que tratam da questão;
Implantação e pagamento imediato das promoções verticais, licenças prêmios entre outros pontos.

Fonte: sintern

Maioria das escolas da rede estadual de ensino encerra ano letivo de 2011 dentro do cronograma previsto pela 12ª Dired

No último dia 28, a maioria das escolas da rede estadual de ensino em Mossoró concluiu o ano letivo 2011. Entretanto, de acordo com a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired), ainda há uma unidade de ensino repondo as aulas referentes ao período da greve que os professores estaduais realizaram no ano passado.
Conforme a diretora da 12ª Dired, Magaly Delfino, das 64 instituições de ensino da rede estadual em Mossoró, apenas a Escola Estadual Luther King, localizada do bairro Alto de São Manoel, ainda não concluiu o ano letivo de 2011. "Mas a escola está finalizando o cronograma de reposição das aulas e, em breve, finalizará as atividades do ano letivo", revela Magaly Delfino.
Uma das preocupações dos especialistas é que a greve tenha resultado no aumento da evasão escolar dos alunos, que assim como o RN tem apresentado nos últimos anos crescimento no índice de estudantes que não concluem as atividades escolares.
Foi o que apontou o Censo Escolar 2010, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com os dados do levantamento, a Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado registrou a maior taxa de abandono escolar do RN, com 33,3%.
Embora a maioria das escolas da rede estadual de ensino tenha encerrado as atividades do ano letivo 2011, a diretora da 12ª Dired explica que ainda não é possível verificar os índices de evasão nas unidades educacionais. "Ainda não temos esse levantamento, isso porque só será possível verificar esses dados quando as escolas encaminharem os índices de rendimento de 2011", esclarece Magaly Delfino.
Matrículas
A partir de hoje, 1º, a 12ª Dired inicia o cronograma de atividades que antecedem o ano letivo de 2012. Segundo o órgão, até o próximo dia 10 serão realizadas automaticamente as matrículas dos estudantes concluintes do ensino fundamental encaminhados pelas escolas da rede estadual.
Já nos dias 23 e 24 deste mês, ocorreram as matrículas dos novos estudantes nas seguintes modalidades: ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissional.
"Nos dias 27 e 28, iniciaremos o ano letivo de 2012 com a Semana Pedagógica. E no dia 1º de março daremos início às aulas. O calendário está pronto, e todas as escolas já receberam as orientações", reforça Magaly Delfino.



Fonte: O Mossoroense

Conservatório abre inscrições para cursos de instrumentos

O Conservatório de Música D'Alva Stella Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) abriu inscrições para o curso de Formação Musical Média. O período de inscrições começou ontem e segue até o dia 3 de fevereiro.
Os interessados podem se inscrever pela internet através do link http://di.uern.br/conservatorio ou pessoalmente no conservatório de música localizado na esquina entre as ruas Almino Afonso e Desembargador Dionísio Filgueira, no Centro. As inscrições custam R$ 10,00. Quem optar pela modalidade on-line deverá depositar o valor na conta UERN/conservatório música, Agência Nº 0036-1, Conta Corrente Nº 16.892-0. Não serão aceitos comprovantes de depósitos via envelopes em caixas eletrônicos. A não comprovação do pagamento da taxa invalidará a inscrição. 
O ingresso ao Curso de Formação Musical Média far-se-á por meio de processo seletivo constituído de uma prova prática no instrumento, breve entrevista e uma prova escrita. A prova prática no dia 4 de fevereiro de 2012, nos turnos da tarde e noite, no período entre 14h às 20h30.
A prova escrita do processo seletivo para o Curso de Formação Musical Média será realizada no dia 5 de fevereiro de 2012 com início às 8 horas. O curso é voltado para pessoas com idade acima de 12 anos que já tiveram alguma experiência com o estudo musical formal ou informal e deseja aprofundar-se. Será ofertado um leque de disciplinas teóricas e práticas.


Fonte: Jornal de Fato

Ano letivo 2012 pode não ser iniciado em Upanema

Os professores da rede pública municipal de Upanema-RN ameaçam não iniciar o ano letivo 2012 caso não seja cumprido o pagamento do Piso Nacional do Magistério. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação do município, a prefeita Maristela Freire vem se recusando a participar de audiências que vêm sendo marcadas pela categoria.
Na manhã de ontem, mais uma assembleia que havia sido agendada previamente não aconteceu por ausência da prefeita que havia confirmado presença. Segundo informações do sindicalista Aldeirton Pereira, essa não foi a primeira vez que a prefeita desmarca uma reunião com os servidores da Educação.
Para definir melhor quais serão as providências a serem adotadas referentes à indefinição do cumprimento no pagamento do piso, os servidores da Educação de Upanema estão convocando uma nova reunião para segunda-feira, 6. A assembleia está marcada para acontecer às 9h, na sede do Sindicato dos Servidores da Educação de Upanema.


Fonte: Gazeta do Oeste