domingo, 4 de março de 2012

Pronunciamento do Gestor da EEPJA a Comunidade Escolar

Prof. Roberto de Araujo - GESTOR DA EEPJA
SEJAM BEM VINDOS AO ANO LETIVO 2012!
É com muita satisfação que uso este espaço para comunicar e convidar a todos os estudantes e pais para o inicio do ano letivo 2012. Iniciaremos nossas atividades com o corpo discente nesta segunda-feira  nos turnos vespertino e noturno. No vespertino estamos trabalhando com o Ensino Fundamental - alunos a partir do 6º ano e Ensino Médio.

Neste ano letivo que se inicia, gostaria de enfatizar que não podemos pensar que é apenas mais um ano letivo a ser trabalhado em nossa carreira do magistério, mas convoco os meus colegas de trabalho para fazer o ano letivo de 2012 de forma especial, único e marcante na vida de todos que estão envolvidos com a educação em nosso município. Pois, é o ano que comemoramos os 40 anos de existência da nossa escola, somos a instituição mais antiga da nossa cidade, entretanto, me sinto numa responsabilidade muito maior e divido esta responsabilidade com todos vocês. Sou consciente que nem tudo depende da nossa força e da nossa vontade, mas percebo também que o nosso querer e a nossa disposição de pensar, refletir e fazer acontecer faz toda a diferença no resultado do nosso trabalho. Portanto, propomos a todos os segmentos que compõe a comunidade escolar - alunos, pais, professores e servidores para repensarmos o nosso processo de ensino e aprendizagem, nos esforçamos para elevar o nível de aprendizagem do nosso alunado para que nossa clientela possa se sentir bem acolhido em nossa escola; com este sentimento de bem estar, influenciará na permanência do educando na escola e consequente na conclusão do ano letivo com sucesso.

Senhores professores! Não podemos ver nossos alunos apenas como sujeitos aptos ou não para o recebimento do conhecimento, é preciso vê-los com os olhos que enxerguem o coração, que nosso alunado é capaz de aprender e também de nos ensinar. Vamos descobrir o potencial deste aluno e aproveitar-lo no que cada um deles tem de melhor, não se prendermos apenas aos conteúdos sistematizados, mas despertar-los e preparar-los para vida, orientar-los para o mercado de trabalho e trabalhar a cidadania, a humanização para que o mesmo possa se fortalecer para enfrentar um mundo tão desigual e injusto. Mostrar para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos que eles são capazes sim de vencer os desafios que propomos na sala de aula, para que os mesmos se sinta encorajados para vencer desafios muito maior no mundo do trabalho e na vida pessoal.  É importante lembrar que somos vistos como exemplos, heróis e até copiados por muitos alunos. É necessário sermos cuidadosos com os nossos gestos e atitudes na escola e na rua diante do nosso alunado. Há um adágio popular que cita que com o exemplo se educa muitos mais dos que muitas palavras bonitas.

Queridos Alunos! Sejam bem vindos! Aproveitem a oportunidade que está diante de vocês. Busquem sempre o conhecimento, pois o conhecimento liberta, lhe dá uma nova visão, transforma a sua vida. Pois, o conhecimento é uma ferramenta capaz de transformar seus sonhos em realidade, de lhe fazer bem sucedido, permite-lhe criar e inovar inúmeras atividades que para alguns eram impossíveis. Questione... participe da aula, peça orientação ao seu professor para fazer suas atividades da melhor forma possível, visite a biblioteca sempre,  fale com seu professor para o mesmo planejar aulas nos laboratórios de ciências e de informática. Procure a equipe pedagógica e os gestores quando acharem necessário.

Senhores  Pais! A escola estará sempre de portas abertas para os senhores. Nos visitem... procure a direção,  os supervisores, os professores e conversem sobre o desempenho e/ou as dificuldades de seu filho, participe da educação do seu filho e lembre que é sua obrigação. Mas, não faça apenas por que é de sua responsabilidade, faça por prazer de ver o seu filho aprendendo e se desenvolvendo, sinta o gosto de acompanhar o seu filho até a escola. Durante o ano letivo teremos muitas atividades pedagógicas em que os alunos e professores se reunirão para apresentação das atividades e quero lembrar o quanto é importante para a jovem aluno ter seus pais por perto lhe dando força e lhe prestigiando diante destes trabalhos.
Quero fazer o grande chamamento de toda a sociedade serrana para fazer a sua parte na educação de seus filhos, não deixe para a escola a tarefa total de educar-los. Nos cobrem sempre, mas não apenas apontando defeitos, mas sugerindo soluções e formas alternativas de se resolver problemas e conflitos que ocorrem neste percurso.

Aguardo a todos com muito carinho na abertura das aulas.

Um Abraço Afetuoso do Prof. Roberto de Araujo 

NOTA DA EEPJA: 
As aula iniciam amanhã - dia 05 de março de 2012.
Os ônibus passarão nas vilas ao meio dia e as 18 horas para transportarem os alunos atá a escola.

sexta-feira, 2 de março de 2012

EEPJA realizou hoje Reunião Administrativa-Pedagógica

A equipe gestora-pedagógica da EEPJA, reuniu-se hoje a tarde com o corpo docente dando continuidade as atividades programada da semana pedagógica.
O diretor, prof. Roberto de Araujo iniciou o encontro agradecendo a presença de todos e apresentando todos os membros da equipe administrativa-pedagógica para o biênio 2012-2013.
Neste encontro, foi aberto o espaço para a coordenação regional do grupo de escoteiros  que fez a apresentação sobre o trabalho do grupo, formação e funcionamento das atividades escoteiras com o objetivo de fundar um grupo de escoteiros em nossa escola.
Na continuidade dos trabalhos foram discutidos a importância da assiduidade e pontualidade, a qualidade das aulas para garantir a permanência dos alunos durante todo o ano letivo.
A equipe gestora colocou as principais metas para o ano letivo 2012: Conclusão do PPP; atualização do regimento interno; redução da taxa de evasão e reprovação; reabertura do laboratório de informática e ampliar o número de estudantes nas universidades através dos vestibulares e ENEM.
Também foi refletido o índice do IDEB, ao qual ultrapassou a meta  projetada de 2.0 para 3.1.
Outras questões inerentes ao funcionamento da instituição foram colocadas e discutidos pelos presentes.

Governadora garante pagamento do piso nacional do magistério

Governadora Rosalba Ciarlini visita o Atheneu e acompanha início do ano letivo na manhã de quinta-feira (1º) dando as boas vindas aos alunos da rede pública estadual na companhia da secretária da Educação, professora Betânia Ramalho.
A governadora aproveitou a oportunidade para garantir aos professores do Estado a implantação do índice de reajuste de 22,22% para o piso do magistério. "O Governo do Estado em 2011 concedeu 34% de reajuste para cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério, e agora em 2012 concede 22,22% aos professores ativos e inativos. Essa é uma clara demonstração de que o atual governo tem a educação como prioridade", observou a Governadora.

Em apenas seis meses
A fala da governadora evidencia o esforço do Governo do Estado na valorização do magistério e representa, de forma inédita, um aumento acumulativo a categoria de 63,77% (34% + 22,22%) em apenas seis meses.

Material didático para todos
O ano letivo na rede de ensino estadual está começando neste 1º de março com todos os alunos do ensino médio recebendo o material didático (11 livros, os mesmos adotados pela rede privada de ensino).
Na capital, o transporte escolar dos alunos da rede estadual se tornou auto-suficiente com a utilização de 26 ônibus novos adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado. "São 4 mil alunos que moram em bairros periféricos de Natal e que precisam do transporte escolar para frequentar a escola. Com isso, estamos assegurando a regularidade do transporte e possibilitando a frequência em sala de aula", disse a governadora Rosalba Ciarlini.
De acordo com a Governadora, "muitos investimentos, melhorias nas escolas e transporte escolar, aquisição de novos equipamentos, aperfeiçoamento e valorização dos professores vêm sendo realizados nos últimos meses. Vamos manter o mesmo trabalho para que os profissionais continuem recebendo o piso nacional a que têm direito".
Durante a visita, Rosalba confirmou a entrega de 74 ônibus escolares para o interior e 26 para Natal. A governadora confirmou a entrega dos ônibus à rede estadual de ensino no interior com a presença do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, no dia 08 de março. O Governo adquiriu 100 ônibus com recursos próprios, no total de R$ 21 milhões.
No Atheneu, a Governadora e a secretária da Educação foram recebidas pela direção do Grêmio Estudantil da escola, onde teve uma rápida conversa com os alunos sobre melhorias no material didático, concurso dos professores e a reforma da Biblioteca Câmara Cascudo, que funciona como um ponto de consulta e estudos para os alunos.

Mês da Chamada Escolar
A secretária Bethânia Ramalho destacou que durante o mês de março as escolas estão fazendo o acolhimento de alunos que estão fora da rede de ensino. "Todo o mês de março será dedicado a receber esses alunos. Março é o mês da Chamada Escolar, o que irá estimular que os pais que estejam com os filhos fora de sala de aula efetuem as matrículas na rede de ensino estadual. Os diretores estão sendo orientados a matricular os alunos e as escolas que não tiverem vagas, a efetuar a transferência escolar e cadastrar o aluno no transporte escolar", explicou Betânia Ramalho.
A secretária também ressalta que todos os 130 mil alunos do Ensino mmédio que estudam nas cerca de 300 escolas da rede estadual de ensino estão recebendo cadernos e pen drives como complemento do material didático.

Fonte: seec/rn

Prova de redação ainda é a mais temida

Foto: Alunos da EEPJA

A redação continua sendo uma das provas do vestibular mais temidas pelos candidatos, principalmente, por ser a prova de maior pontuação. Segundo dados da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na edição do vestibular do ano passado, 54 candidatos zeraram a prova de redação. Desse número, apenas 11 candidatos não fizeram nenhuma das provas, os outros 43 foram eliminados por terem zerado a redação. Para ajudar aos vestibulandos, o Jornal DE FATO conversou com a professora de Redação, Marcela Melo, que esclareceu algumas das dúvidas mais comuns dos candidatos.
De acordo com a professora, a redação deve ser a primeira prova a ser feita pelo vestibulando, pois, além de ser a prova que tem mais pontos é a que deve ser feita com maior cautela, já que é uma produção de texto e deve ser feita enquanto o aluno ainda não está com a mente cansada. Ela orienta ao vestibulando fazer primeiramente o rascunho e não passar logo a limpo para a folha oficial. "Seria melhor que ele fizesse algumas questões objetivas das outras provas para depois revisar o rascunho, para tentar procurar erros ou modificar alguma ideia mal elaborada antes de transcrever o texto", comenta.
O erro mais comum cometido pelos candidatos, segundo a professora, é o uso informal da língua portuguesa, como o emprego de gírias, expressões populares e por vezes até excesso de estrangeirismos.
"Um erro às vezes recorrente é a fuga parcial de tema, o que não faz com que o aluno 'zere', mas fique com a nota bem inferior do que ele imaginaria tirar. Nesse tipo de erro, o vestibulando menciona várias vezes a palavra-chave do tema, mas não analisa propriamente os questionamentos levantados. Mesmo que ele use a norma culta da língua portuguesa e o texto esteja muito bem escrito, a nota será apenas mediana ou até mesmo baixa. Já a fuga total do tema acarretará a nota zero", lembra.
Em relação ao nível vocabular do texto, Marcela frisa que é muito comum professores aconselharem a produção de um texto simples, que não "force a barra" em relação à colocação de palavras mais rebuscadas, que muitas vezes os redatores apenas memorizam para "enfeitar" o texto. 
"Também concordo com esse ponto de vista. Porém, se você é alguém que lê muito e naturalmente usa construções gramaticais não tão usuais, com o uso do "cujo", "os quais", termos deslocados e palavras menos populares, como "não obstante" ou "domicílio" em vez de "casa", isso não quer dizer que você queira aparecer, mas sim que tem mais conhecimento da língua portuguesa que seu concorrente. Este tipo de texto é muito bem visto pelos examinadores", informa.
A professora lembra que o que mais vale para que uma redação leve a nota máxima não é necessariamente o conhecimento das técnicas de redação, mas sim o domínio que o vestibulando apresente a respeito do tema, que deve ser abordado com desenvoltura e criatividade. Além disso, o desempenho na hora da prova, como otimizar o tempo da elaboração do texto e ter muita calma para que o candidato não se transforme no seu próprio concorrente, são dicas essenciais.
O vestibulando deve atentar para a estrutura do texto, que deve apresentar, no mínimo, três parágrafos, sendo o ideal quatro. Não há uma quantidade estabelecida de linhas para cada parágrafo, devendo ser observado, porém, que o tamanho da introdução e da conclusão não pode ser maior que o total do desenvolvimento. 
"Sugiro que a redação apresente, pelo menos, quinze linhas, não significando que quanto mais linhas escritas, mais alta será a nota", enfatiza.

Blog traz dicas para candidatos
Os alunos da disciplina Rádio na Internet, de uma turma do curso de Comunicação Social, com habilitação em Radialismo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lançaram uma seção na página da internet criada pela turma, denominada "Papo de Rádio", para passar informações para os candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2012). 
Entre no conteúdo presente no podcast "Ligado no Vestibular", estão entrevistas comrepresentantes da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) sobre o PSV 2012, com professores dando dicas e macetes para as provas, respostas para dúvidas registradas pelos internautas, além de informações sobre os cursos ofertados pela universidade. 
O "Papo de Rádio" e os arquivos gravados pelos alunos no podcast "Ligado no Vestibular" estão disponíveis no endereço www.papoderadio.blogspot.com.


Fonte: Jornal de Fato

Ano Letivo começa em 699 escolas da Rede Estadual do Rio Grande do Norte

Foto: Alunos da EEPJA
Rede estadual de Ensino abre as portas de suas 699 Escolas para receber mais de 302 mil estudantes nesta quinta-feira (1º) no início do ano letivo 2012.
A secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho, visitará diversas Escolas Estaduais da capital acompanhando o andamento do primeiro dia de aulas em 2012.
A Rede Estadual de Ensino conta com 302 mil alunos, segundo o Censo 2011. O Ensino Médio tem 123 mil alunos e o Ensino Fundamental, 136 mil.
Ainda existem vagas em Escolas Estaduais e o estudante, aonde quer que esteja no RN, terá sua matrícula assegurada. Os alunos que estão em escolas com número excedente de estudantes serão recebidos por unidades de ensino do Estado no mesmo bairro ou próximas de suas residências.
A Secretaria Estadual da Educação também está garantindo transporte escolar para os alunos que estudem em bairros distantes de suas casas.
"Nosso objetivo é estimular a rede pública estadual e dar condições para garantir a matrícula e o ensino gratuito para todos no Rio Grande do Norte. A inclusão social vem verdadeiramente pela via da Educação", afirma a secretária Betania Ramalho.


Nomeação
Nos próximos dias sai a nomeação no Diário Oficial do Estado dos professores aprovados do Concurso Público para o Magistério realizado em novembro de 2011. Serão convocados 2.900 professores e 600 profissionais de suporte pedagógico. Esse novo contingente de profissionais da Educação preenche as necessidades existentes no quadro da rede estadual de ensino.

Fonte: seec/rn