segunda-feira, 6 de agosto de 2012

8ª Feira do Livro em Mossoró


Em sua oitava edição, a Feira do Livro de Mossoró, que acontece de 8 a 12 deste mês, trará algumas novidades. A primeira delas, segundo o organizador do evento, jornalista Rilder Medeiros, é a mudança de lugar. Nos anos anteriores, o evento acontecia na Estação das Artes Elizeu Ventania e lá enfrentava alguns problemas, principalmente com as chuvas de agosto. Agora, no Expocenter, ao lado da Ufersa, a iniciativa promete uma melhor estrutura para os estandes e expositores. "Avaliamos que o espaço seria mais seguro e confortável para todos os envolvidos na Feira do Livro, desde os expositores aos visitantes. Uma área de mais de 2 mil m², climatização garantida e muito espaço para as pessoas circularem com tranquilidade para visitação e participarem da programação", declara Rilder Medeiros.


A estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas visitem o evento. "Com a consolidação da Feira do Livro no calendário cultural de Mossoró, nossa expectativa de público só aumenta. E serão cinco dias de programação cultural e literária, o que possibilitará, acreditamos, que cerca de 60 mil pessoas passem pelo lugar", declara, frisando que não existe segredo para o sucesso de eventos literários. "Para um evento como a Feira do Livro de Mossoró ganhar ainda mais amplitude só tem um caminho: patrocínio e investimento. Para se ter uma ideia, a Flip, em Parati, um evento consagrado nacionalmente, recebe um investimento na casa dos R$ 7 milhões - pelo menos 20 vezes o orçamento da Feira de Mossoró. Um detalhe é que lá o público tem que comprar ingresso para participar das atividades culturais e assistir as mesas com os autores", diz.



Segundo ele, na Feira do Livro de Mossoró são mais de 100 horas de programação cultural totalmente gratuita, num ambiente climatizado e seguro. "Isso só é possível com a existência do patrocínio público ou privado. Conseguir patrocínio é sempre o nosso maior desafio. Neste ano, a Cosern, do Grupo Neoenergia, está patrocinando metade do valor total orçado para o evento na Lei Câmara Cascudo de incentivo cultural do Governo do Estado", fala, ressaltando que o evento só está sendo realizado neste ano porque foi aprovado em dois dos mais importantes editais de patrocínio cultural do Brasil: o do BNDES e BNB e no do Circuito Nacional de Feira de Livros, da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. "Para viabilizar a Feira do Livro de Mossoró temos que contar com vários outros apoios como os veículos de comunicação, que divulgam e se integram ao evento, e instituições como o Sebrae, a Fundação José Augusto e o Hotel VillaOeste", comenta. "A promoção da Feira do Livro de Mossoró, que hoje integra o Circuito Potiguar do Livro e o Circuito Nacional das Feiras de Livro, é, mais do que qualquer coisa, a realização de uma paixão pessoal. Como jornalistas profissionais, a palavra sempre foi nossa maior e principal ferramenta de trabalho. Somos contadores de histórias e, portanto, poder compartilhar com milhares de outras pessoas a experiência de um mergulho no maravilhoso mundo dos livros é algo que não tem preço", frisa.



Entre os programas de incentivo à aquisição de obras literárias, está mantido, de acordo com Rilder Medeiros, o Cheque-Livro, por parte da Prefeitura Municipal de Mossoró. "O Cheque-Livro está funcionando, sim. A Prefeitura de Mossoró manteve o programa adotado na primeira edição do evento, em 2005, e as escolas municipais terão disponível um valor acima de R$ 160 mil. Isso poderá ser revertido em material de leitura e formação. A escola, o professor e o aluno saem com um 'investimento' cultural do evento", salienta.



NOMES NACIONAIS
E VALORIZAÇÃO 
DO LOCAL
A Feira, que será aberta, oficialmente, na manhã da quarta, 8, terá nomes nacionais e valorização da maior participação de autores da cidade. "Nós contaremos com a participação do Humberto Gessinger, um cara que está no mundo da música, da literatura, do blog... ele hoje pode ser um exemplo de artista que trabalha com várias mídias/linguagens. Ficou muito tempo com a banda Engenheiros do Hawai, hoje está envolvido com o projeto musical Pouca Vogal, escreve em blog, publica livros com várias temáticas, promove shows através de twitcam, deve apresentar um papo descontraído que vai permear todos esses assuntos. O professor e músico mossoroense Robson Regis conduzirá o papo com o Humberto", diz.



Já na sexta-feira, a convidada é Márcia Tiburi, ela começará uma palestra às 19h, e falará sobre a relação da Filosofia e a Literatura. "Márcia é professora universitária, tem a formação em filosofia e artes, é colunista da Revista Cult, tem várias publicações também e garantirá uma discussão bem interessante", prevê Rilder.



Lira Neto, que também estará na Feira, é um jornalista que está envolvido com a pesquisa da vida e obra do Getúlio Vargas, e lançou recentemente o primeiro livro de uma série sobre o político. "Lira também tem outras biografias lançadas e deverá falar sobre o trabalho de pesquisa e produção dessas biografias, essa mescla de jornalismo e literatura vai regar a noite do sábado, dia 11. O jornalista Carlos Santos conduzirá esse papo com Lira", complementa.



Mas os autores locais não ficarão de fora. "Em todas as feiras realizadas pelo Circuito Potiguar do Livro existe a meta de contemplar, pelo menos, 50% das ações culturais com artistas locais. É uma forma de apresentar e valorizar a produção literária local e os seus artistas. Possibilitar o intercâmbio e a troca de experiência entre os artistas de fora e o público também é bem importante, mas conhecer artistas do próprio Rio Grande do Norte e de Estados vizinhos é muito mais necessário. Neste ano, a Feira do Livro de Mossoró está com mais de 70% de sua programação voltada para artistas locais e de Estados como Ceará e Paraíba. Tomar conhecimento que existem artistas aqui no NE produzindo arte para fora do País é muito bom e mostra o potencial dessas pessoas", diz.



Nesse sentido, recitais e mesas-redondas com poetas e escritores do Estado fazem parte da programação. "A ideia é essa mesma, tornar o evento cada vez mais poético e literário. Cada canto do evento pode ser uma reflexão para a literatura, nós teremos salas 'batizadas' com os nomes de Nelson Rodrigues e Jorge Amado, dois grandes nomes da literatura brasileira. Teremos mesas para debater a poesia, a música, a crônica, os quadrinhos, o universo da linguagem e da web para as crianças... quando mais diversidade temática, maior a possibilidade de formação e troca de conhecimento. Essa é uma proposta forte para o evento, poder melhorar a formação literária e crítica do cidadão. A poesia é uma janela para isso... que as metáforas literárias sirvam para melhorar a educação, e os poetas só ajudam nesse processo. Além de tudo isso, teremos a participação significativa dos jovens poetas de Mossoró que estarão integrando mesas de discussão e fazendo recitais de poesia durante o evento", comenta.



Rilder se sente feliz com a recepção à ideia da Feira. "Com oito edições realizadas e com o carinho que sempre fomos recebidos na cidade, a Feira do Livro já pode ser considerada como um patrimônio cultural de Mossoró. Como disse uma professora mossoroense, se em junho chove balas, em agosto chove livros no País de Mossoró", brinca.

Fonte: Gazeta do Oeste

Divulgados locais e datas da Junta Médica para professores convocados na segunda chamada


A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos informa que os candidatos aprovados para o cargo de professor no último concurso da Educação e convocados em segunda chamada no dia 28 de julho de 2012, devem comparecer em seus pólos de atuação para realizar a inspeção médica admissional nos seguintes locais e datas:

Pólos I e II – NatalSede da Comissão de Inspeção Médica Oficial, Centro Administrativo do Estado, BR-101, Km 0, Lagoa Nova, mediante agendamento pelo telefone (84) 3232-1056.

Pólo III – CaicóDia 8 de agosto, das 9h às 17h, no Centro Regional Integrado (CRI), vizinho a Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), avenida Rio Branco, bairro Paraíba.

Pólo IV – MossoróDia 15 de agosto, das 9h às 17h, na Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), rua Dr. João Marcelino, sem número, bairro Nova Betânia. O telefone é o (84) 3315-3506.

Pólo V – Pau dos FerrosDia 16 de agosto, das 9h às 17h, na Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), KM 03 da BR 405, número 1997, bairro Arizona.

Os candidatos que não se submeterem à inspeção médica oficial nas datas disponibilizadas para os Pólos III, IV e V, poderão ser examinados em Natal, na sede da Comissão Permanente da Inspeção Médica Oficial (Pólo I), mediante agendamento, através do telefone (84) 3232-1056.

Fonte: seec/rn

Expectativa na 8ª Feira do Livro em Mossoró


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Coordenação do Cursinho Pré-Vestibular se reúnem com Gestores Escolares

A coordenação do Cursinho da DIRED, tendo à frente as técnicas Goretti Silva, Elizete Amorim e Edcleide Alves, convocou os gestores das escolas, para falar sobre o simulado promovido pela Abaquar Consultores. A coordenação queria saber qual a posição dos gestores com relação a inscreverem os seus alunos no simulado, podendo, neste caso, fazer um pacote e diminuir os custos para cada escola.
O resultado foi que, segundo os diretores, o tempo hábil para se fazer alguma coisa, com relação a levantar recursos para pagar um pacote, é pouco, e ainda porque cada escola já está realizando, com os seus professores, simulados junto ao seu alunado.
Ficou acertado, então, que as escolas ajudarão na despesa com o material que se fizer necessário, quando o cursinho da 12ª DIRED realizar o seu simulado – que está sendo elaborado pelos próprios professores –, neste caso, não trazendo nenhum tipo de ônus para o aluno inscrito e participante dos aulões aos sábados.
Acertado esse detalhe, a técnica Goretti Silva passou para o restante da pauta, falando sobre a Feira de Ciências das escolas de Mossoró e da Circunscrição, apresentando, para alguns gestores que ainda não o conheciam, o PAEP (Programa de Apoio a Eventos no País -www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/paep), que tem como finalidade impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.
A técnica ressaltou que buscar recursos nos órgãos públicos é poder investir numa maior qualificação dos trabalhos que a escola pode apresentar nas feiras que participar. Além do PAEP, a técnica também indicou, aos gestores, a FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - www.fapern.rn.gov.br) que também é fonte de recursos para a realização de eventos científicos. Em seguida, foram colocadas, para os presentes, as datas de realização das Feiras da 12ª DIRED (dias 10 e 11/10/12) e da Estadual (18 e 19/10/12). Do Programa Despertar, a capacitação ficou, para os novos professores, de 06 a 11/08/12, noCENTERN (Centro de Treinamento da EMATER), localizado no município de São José de Mipibu/RN.
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente à reunião e falou sobre o calendário escolar, motivo de controvérsias entre os diretores: “O calendário escolar tem que ser feito de acordo com a DIRED. Não podemos trabalhar com 20 calendários diferentes. E isso se justifica diante da própria semestralidade que algumas escolas trabalham”, disse.
Sobre as “enturmações”, a professora foi clara ao dizer que, “com relação a ‘enturmações’, nós iremos agir mais no noturno, devido à evasão que ocorre neste turno. Neste caso, vamos dar prioridade aos professores de carreira, somente dando prioridade aos seletistas em caso da falta da primeira opção”, comentou.

E, por fim, a professora falou do seu sonho de ver as bibliotecas das escolas púbicas equipadas e sendo, de fato, um ponto de referência para o conhecimento: “Vamos trabalhar, com afinco, para equipar as nossas bibliotecas e deixá-las acessíveis aos nossos alunos, para que eles se sintam confortáveis quando a procurarem. Temos ótimos acervos e só precisamos adequá-los a nossa realidade”, completou. 

Depois, as técnicas ainda falaram sobre o PROLEM (Projeto de Leitura do Ensino Médio), o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) Interativo que terá uma formação, na Biblioteca Ney Pontes, nos dias 27/08 (para as escolas de Mossoró) e 28/08 (para as escolas da Circunscrição), de 08h00min às 18h00min. 

Estiveram presentes as seguintes escolas: 

EE Pres. Kennedy 
EE Francisco Antonio de Medeiros 
EE Gov. Dix-Sept Rosado 
EE Monsenhor Raimundo Gurgel 
EE Abel Freire Coelho 
EE prof. Hermógenes Nogueira da Costa – Abol IV 
EE José de Freitas Nobre 
EE José Nogueira
EE Maria Stella 
EE. Pe. José de Anchieta


Fonte: Blog da 12ª Dired

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Circuito Cultural e Ecológico chega a Serra do Mel


O Projeto Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo chega a Serra do Mel, através de uma parceria firmada entre o IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, que irá desenvolver nos dias 2 e 3 de agosto a programação a seguir:

PROGRAMAÇÃO NA TENDA
MUNICÍPIO: SERRA DO MEL
DATA: 02 e 03/08/2012
RESPONSAVEIS:
ü  Milane de Oliveira Azevedo – Secretária Municipal de Educação – Tel. 8897.2641 e-mail: milanebibiano@hotmail.com
ü  Carlos Alberto da Silva – Secretário de Turismo e Meio Ambiente -  Tel. 3332.8003 – 8897-4096 – e-mail: carloscespublica@hotmail.com
ü  Júlia Maria da Conceição Reis – Cel. 8866.5673


DIA: 1º/08/2012  – Montagem das tendas - Local – Centro de eventos – contatos com Carlos Alberto.

5ª  feira DIA: 02/08/2012  – Tarde – 14h00 às 17h00 e 19h00
·         14h00 – Apresentação das Escolas – Estaduais, Municipais e Privadas – 200 alunos
·         14h30 - Apresentações Culturais do município  - Atividades lúdicas para crianças, dinâmicas educativas, jogos interativos,  Gincanas relâmpagos, Cânticos, Poesias,  Emboladas, Grupos de dança e de rua, desenhos, pintura, dança do balão, corrida de saco/limão/ovo, A disputa pela maçã, Quem sabe mais?  Oficinas de Reciclagem, música e etc.
·         17h00m – Apresentação teatral – idema.
·         17h30 – Encerramento
·         19h00 – Cinema na Tenda

6ª feira – Dia: 03/08/12  – Manhã – 08h00 às 11h30
·         08h00 – Abertura com apresentações das escolas municipais, estaduais e privadas - 200 alunos
·         08h30 - Apresentações Culturais do município  - Atividades lúdicas para crianças, dinâmicas educativas, jogos interativos,  Gincanas relâmpagos, Cânticos, Poesias,  Emboladas, Grupos de dança e de rua, desenhos, pintura, dança do balão, corrida de saco/limão/ovo, A disputa pela maçã, Quem sabe mais?  Oficinas de Reciclagem, música e etc.
·         11h00 – Apresentação teatral – Idema
·         11h30 – Encerramento

6ª feira – Dia: 03/08/12 – Tarde – 14h00 às 17h00
·         14h00 – Apresentação das Escolas – Estaduais, Municipais e Privadas – 200 alunos
·         14h30 - Apresentações Culturais do município  - Atividades lúdicas para crianças, dinâmicas educativas, jogos interativos,  Gincanas relâmpagos, Cânticos, Poesias,  Emboladas, Grupos de dança e de rua, desenhos, pintura, dança do balão, corrida de saco/limão/ovo, A disputa pela maçã, Quem sabe mais?  Oficinas de Reciclagem, música e etc.
·         17h00m – Apresentação teatral – idema
·         17h30 – Encerramento
·         19h00 – Cinema na Tenda


Alunos da EEPJA serão beneficiados

O Circuito Cultural Ecológico promoverá o CURSO DE TURISMO SUSTENTÁVEL nos dias 2 e 3, sexta-feira, na E E Pe José de Anchieta, das 08 as 17 horas. Os interessados procurar a direção e/ou a supervisão escolar da EEPJA para fazer suas inscrições.