quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Uern divulga edital do PSV/2013 com 2.602 vagas


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou ontem o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 para o preenchimento das vagas iniciais dos cursos de graduação da instituição. Para o próximo ano, serão ofertadas 2.602 vagas, nos seis campi da Universidade (Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó). As provas da seleção serão aplicadas nos dias 3 e 4 de março de 2013.
Segundo o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comissão Permanente de Vestibular da Uern (Comperve/Uern), a novidade do PSV 2013 é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, que será ofertado no Campus da Uern em Natal. Além disso, haverá a reabertura do Núcleo de João Câmara com o curso de História e o de Areia Branca com o curso de Turismo. Cada um desses cursos ofertará 40 vagas.
As inscrições para o vestibular da Uern serão efetuadas exclusivamente via internet, através do portal da instituição (www.uern.br) ou ainda no endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve): www.uern.br/comperve. As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e seguem até as 23h59 do dia 26 de dezembro, horário local.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, deverá ser efetuado até o dia 28 de dezembro. As inscrições dos candidatos pagantes só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário gerado eletronicamente no sítio da Uern.
Terão direito à isenção da taxa de inscrição: candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado e tenham concluído no biênio 2010/2011 ou que tenha cursado o 3º ano do ensino médio de escola pública do Estado em 2012, tendo também cursado o 1º e 2º anos desse nível de ensino também no Estado em escola pública; ter cursado todo o ensino médio em escola privada do Estado e ter concluído no biênio 2010/2011, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos tenha sido igual ou superior a 50% do valor da mensalidade escolar ou ainda ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado, em 2012, na condição de aluno bolsista, nessa mesma condição; ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, três doações convencionais no período de 6 de novembro de 2011 a 5 de novembro de 2012.
Será concedida a dispensa de 50% do valor da inscrição aos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado e concluído este nível em período anterior a 2010 ou ainda que sejam alunos do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado o 1º e 2º anos desse nível no mesmo Estado e respectivamente nos anos de 2010 e 2011, nessa mesma condição, e o valor da bolsa em qualquer dos anos tenha sido inferior a 50% do valor da mensalidade escolar.
A Uern disponibiliza 50% das vagas iniciais de seus cursos de graduação a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública. As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.
Os candidatos que em sua ficha de inscrição se declarem como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou que solicitem atendimento especial, deverão entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.
A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela Comperve/Uern, no dia 5 de abril de 2013. 
Greves afetam calendário acadêmico e vestibular
As provas do PSV 2013 serão aplicadas em março de 2013 em decorrência das duas últimas greves que afetaram o calendário da Uern. Os mais de 160 dias de greve que aconteceram nos anos de 2010 e 2011 acabaram atrasando a realização das provas do vestibular da instituição.
O primeiro semestre letivo de 2012 terminou no dia 1º de novembro. Os professores e alunos da Uern estão em recesso acadêmico e só devem retornar no dia 19 de novembro para dar início ao segundo semestre letivo de 2012, que segue até o dia 12 de abril de 2013.
Os candidatos convocados no PSV 2013 e os demais estudantes da Uern só iniciarão o primeiro semestre do próximo ano no dia 15 de maio, depois do período de férias coletivas dos docentes.

Fonte: Jornal O Mossoroense

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estudantes criticam tema da redação do Enem 2012



Os primeiros estudantes a deixarem o prédio da Uninove, na Barra Funda, em São Paulo, criticaram a escolha do tema da redação do Enem 2012, que foi "Movimento imigratórios para o Brasil no século XXI". Eles esperavam assuntos ligados a política e meio ambiente.
"Fiquei assustada quando li a proposta. Não esperava algo assim", conta Gleisiane da Silva, de 21 anos. Segundo ela, haviam dois textos de apoio. Um deles falava do grande número de haitianos que se dirigiram ao Acre depois do terremoto de 2010. O outro, mostrava os destinos mais procurados pelos imigrantes bolivianos - entre eles, o Brasil. "Foi um tema muito complexo. Achava que cairia algo sobre eleição ou mensalão", diz Gleisiane.
O administrador de obra Eric de Paula, de 30 anos, que deixou a Uninove por volta das 15h30, também estava bastante surpreso. "Estava preparado para temas ligados à violência", diz. "Achei o assunto migração muito difícil."
Alexandre Gonçalves, de 18 anos, concentrou seus estudos nas temáticas de meio ambiente. "Acho que ninguém esperava por esse tema", criticou. O jovem, que pretende disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi sincero quanto a seu desempenho. "No início, me dediquei à dissertação, mas da metade para o fim, fechei os olhos e escrevi sem pensar. Coloquei tudo o que veio à minha mente no papel", conta.
No Rio de Janeiro, o estudante Bruno Soares Silva discorda da opinião dos paulistas. "A redação foi bem complicada, mas o tema foi legal. É um assunto que podemos acompanhar todos os dias através dos meios de comunicação. O problema é que tem de fazer a prova de português junto. É muito texto, tem uma hora que a cabeça explode", diz. "Tive de ir ao banheiro, passar uma água no rosto para podem conseguir chegar ao fim do exame."
Provas - Depois de enfrentar 90 questões de ciências humanas e da natureza no sábado, os 5,7 milhões de estudantes realizaram nesta tarde as provas de linguagens (língua portuguesa e estrangeira), matemática e redação. O tempo máximo para a resolução das questões se encerra às 18h30, mas desde às 15h os candidatos já estavam liberados para deixar os locais de prova. No fim da tarde, o site de VEJA publicará o gabarito das provas deste domingo. As questões serão corrigidas pelos professores do Anglo Vestibulares. Em vídeo, os professores do cursinho farão comentários sobre o conteúdo do exame.

Como será feita a correção da redação do Enem 2012

Passo 1O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos.
Passo 2O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas.
DesempateCaso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos.
Passo 3O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem. 
DesempateCaso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada.
Passo 4Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.


Fonte: veja.abril.com

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Começa amanhã a edição de 2012 do Enem



Faltam pouco mais de 24 horas para começar a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5,7 milhões de pessoas participarão neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de novembro, da prova mais aguardada do ano. Entre os objetivos estão a vaga em universidade pública, a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio e a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Nesta sexta-feira, 02, é recomendável que os participantes visitem o local de prova para conhecer o melhor caminho, calcular o percurso e ver as linhas de ônibus mais próximas do local. Deixar para ver isso no dia da prova pode ser um risco, já que o trânsito estará mais complicado.
Outra dica é verificar se possui uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Outra cor diferente de preta não será visível na leitura óptica do cartão de respostas. Os materiais como lápis, lapiseira e borracha devem ser colocados na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira.
Os participantes também devem se cuidar antes da prova, dormindo e se alimentando bem. Ficar de madrugada estudando não é recomendável. O ideal é ter uma boa noite de sono e comer alimentos leves. Para as provas é permitido levar água em um recipiente transparente, além de barras de chocolate e cereais.

Provas
Amanhã, das 13h às 17h30, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). No domingo, das 13h às 18h30, será aplicava a prova de redação, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).
Antes de começar a responder as questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. Depois tem que assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno.
A partir das 18h30 dos dois dias de provas, o Brasil Escola em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas, irá trazer a correção comentada em tempo real do Enem 2012. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 7 de novembro e o resultado está previsto para 28 de dezembro.

Nota do Blog
O gestor a E E Pe José de Anchieta, Prof. Roberto de Araujo em parceria com a empresa que transporta os estudantes na Serra do Mel, disponibilizou dois ônibus para transladar os estudantes inscritos no ENEM 2012 até o município de Mossoró/RN, onde os mesmos farão suas provas durante este fim de semana. O transporte sai da Escola Estadual as 8:00 h e distribuirá os alunos nas diversas escolas em Mossoró onde realizarão o certame.
"Esta é uma grande oportunidade para o jovem serramelense, acredito na força destes estudantes e na sua capacidade. Conseguimos com a 12ª Dired mais de 40 vagas para nosso alunos concluintes do ensino médio se preparem para este momento e o vestibular da UERN. Conseguimos transportar estes alunos até Mossoró durante os últimos quatro meses em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra do Mel e creio que o resultado será positivo, boas provas e sucesso no ENEM 2012!" Frisou o gestor da EEPJA, Prof. Roberto de Araujo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UFERSA oferece cursos de informática de graça a jovens de Serra do Mel


CAPACITAÇÃO

Dando continuidade às ações do Projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados”, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da UFERSA realiza, a partir deste mês de novembro, cursos de informática voltados para jovens de bairros carentes e pessoas com vínculo às empresas incubadas pela IAGRAM dos municípios de Serra do Mel, Angicos e Apodi.

Ofertado inicialmente em Mossoró, a capacitação agora se estende a outros municípios potiguares. “O curso está previsto para iniciar no próximo dia 10 de novembro nesses municípios. A expectativa é formar 18 turmas até o final do projeto. Logo mais, vamos abrir uma nova turma para jovens de bairros carentes de Mossoró na Escola Duarte Filho, que fica perto da UFERSA”, afirmou o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes.

Neste mês de outubro, Giorgio realizou visitas aos três municípios para verificar a infraestrutura das estações digitais que receberão o projeto, e incentivar a participação das comunidades. A capacitação será ofertada com aulas teóricas e práticas, e compreenderá os conteúdos relacionados à informática, bem como o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação como vídeos, internet e ambientes virtuais.

Na Serra do Mel, o público-alvo serão os membros e os filhos dos apicultores da Associação de Apicultores da Serra do Mel – Apismel e estudantes da E E Pe José de Anchieta, o curso será realizado no  laboratório de informática da escola acima citada. Já em Angicos, o curso será coordenado pela Ineagro - Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi - e direcionado para os jovens da comunidade, além dos membros e cooperados.

Fonte: Blog do Aldo