domingo, 28 de abril de 2013

Grupo de Escoteiros Local Comemora Dia Internacional do Escotismo


O grupo de escoteiro local,  comemorou na última sexta-feira, dia 26, o Dia Internacional do Escotismo.

O grupo foi fundado na Serra do Mel, em parceria com a E E Pe José de Anchieta no dia 24 de março de 2012, com a cooperação do grupo de escoteiros do município de Mossoró. O grupo recebeu o nome do blogueiro Edinaldo Filgueira e é presidido pela professora Edna Marques.

Durante todo o dia 26, o grupo desenvolveu uma programação recheada de atividades que encantaram a todos os estudantes, professores, funcionários e visitantes da comunidade escolar.

Fogo do Conselho
Diante da programação foi hasteado as bandeiras, cantado o hino nacional e apresentado o hino "sempre alerta", palestras, entregas de certificados de cursos feito pelos escoteiros durante o ano passado, visitas aos subcampos, barracas escoteiras, fogo suspenso, cozinha mateira, encontro com Deus. Os jogos: cabo da vida, briga de galo, capitão gancho, protegendo o coração, carro pipa e fogo de conselho. Além de muitas músicas, danças de rua, funk, capoeira, taekwondo e canções escoteiras.

História do Escotismo
O escotismo é um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza. 

O movimento foi idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As idéias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo.

Escotismo na Escola
Desenvolvido através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o projeto teve seu piloto implementado em 2008 e 2009. Nele são promovidos cursos de capacitação que atendem crianças a adultos, na faixa etária de 7 a 21 anos, que estejam na escola. Para os adultos, há formação de instrutores para atuar nas escolas de Natal e municípios do interior do estado, promovendo a disseminação do escotismo. Para as crianças, o "Escotismo nas Escolas" possibilitou a inclusão de meninos que antes não teriam condições de ingressar, tendo em vista que, o programa financia totalmente a literatura de formação desses escoteiros. Essa iniciativa deu tão certo que o escritório nacional da UEB esteve, neste final de semana, em Natal para conhecê-la, e transformou a região do RN em base para os outros estados do Nordeste.

Escotismo na EEPJA
Em 2011 foi realizado algumas encontros de sensibilização com alunos, professores, funcionários e gestores. A gestão abriu as portas para os escoteiros dando todo o apoio necessário. E em 24 de março de 2012 foi fundado o grupo de escoteiros, Edinaldo Filgueira que é dirigido pela professora Edna Marques. No ano passado o grupo organizou e participou de várias atividades na escola e no município. Participou do cortejo cultural no aniversário do município da Serra do Mel, do desfile do 7 de setembro na Serra e no dia 30 em Mossoró, promoveu o projeto "Não as Drogas" na EEPJA, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário