quinta-feira, 20 de junho de 2013

Palestra: O Acompanhamento dos Pais na Vida Escolar dos Filhos


O promotor da educação, Dr. José Hercy Ponte de Alencar, a convite do diretor da E E Pe José de Anchieta, prof. Roberto de Araujo e do presidente do Conselho dos Agentes de Proteção ao Menor, prof. Kerginaldo Pereira esteve ontem na Serra do Mel, no espaço de convivência da referida escola para conversar com os pais dos alunos das Escolas Estadual e Municipal sobre o acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos.

A palestra iniciou as 14 horas com as boas vindas do prof. Roberto de Araujo que também justificou o objetivo desta conversa com os pais, em seguida apresentou o promotor da educação, dr. José Hercy que logo após, iniciou a conversar com os pais.
Esteve presente a secretária municipal de educação, Milane Azevedo, a diretora da E M Vila Rio Grande, Cleide Azevedo, a Secretária adjunta de Ação Social, Andréa Vicente, a Orientadora Educacional Ires Azevedo, equipe pedagógica das escolas estadual e municipal, professores, alguns alunos e os pais, principais convidados.
O promotor iniciou a palestra de forma dinâmica convidando uma criança, uma mãe e uma professora. Depois contou a estorinha da coruja, e a partir desta estorinha trabalhou o cuidado e a proteção dos pais para com os filhos.
"Não adianta cobrar do seu filho quando você não está fazendo nada por ele. É melhor você está sorrindo com seu filho hoje do que está chorando nas portas dos presídios a espera do seu filho, isso depende da educação e do cuidado que você está dando pra ele. A maior herança que podem dá para os filhos de vocês é a educação, é algo que não se pode roubar de vocês. Pois, hoje as exigências do mercado de trabalho são cada vez maior, para isso é preciso que nossos jovens estudem cada vez mais," disse, dr. José Hercy durante a palestra.


Os pais participaram fazendo algumas cobranças a EEPJA  e a Secretaria Municipal de Educação, onde os questionamentos foram esclarecidos. Mas, o momento não era um debate e sim uma conversa de sensibilização para que os pais possam acompanhar a vida escolar dos filhos, vindo a escola, visitando, conversando com os professores, acompanhando as atividades deles em casa e ajudar aos coordenadores da escola a colocá-los na sala de aula.
A secretária da educação, profª Milane Azevedo fez uso da palavra argumentando que alguns problemas citados já foram solucionados e outros estão sendo resolvidos passo a passo. Na oportunidade parabenizou aos pais presentes. "Vocês pais estão de parabéns por está aqui querendo informação sobre a escola e os filhos de vocês, isso demonstra que vocês tem compromisso com a educação dos seus filhos, mas aqui era pra está presente uma média de mil pais", comentou a secretária.
A diretora da E M Vila Rio Grande do Norte, profª Cleide Azevedo falou da necessidade dos pais virem a escola, dos pais educar os filhos, conversarem com eles. "Senhores pais vocês reclamam por que as vezes faltam carteiras pra sentar, mas saibam que só este ano mandamos consertar as mesmas carteiras três vezes, por que os filhos de vocês quebraram, é preciso que vocês façam  a parte de conscientização para que seus filhos preservem o que a escola tem", disse a diretora.
Já o gestor da E E Pe José de Anchieta fez um apelo aos pais, dizendo que hoje um dos maiores problemas é o aluno deixar a sala de aula, gasear a aula, com o profissional trabalhando atividades na sala de aula, sai, vai para fora da escola e chega em casa dizendo que não houve aula. "senhores pais é necessário que vocês no ajude a colocar os seus filhos na sala de aula", comentou o prof. Roberto de Araujo.

Um comentário:

  1. Muito importante e salutar a iniciativa da escolar, buscando o envolvimento da sociedade para discutirem temas tão importantes. Todos estão de parabéns.

    Abraço,

    Eduardo Vasconcelos
    Assessor da Associação Norterigrandense de Estudantes - ANE/RN
    Presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN

    ResponderExcluir