quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projeto Despertar: Aula Inaugural Sexta-Feira

Estamos chegando a IV edição do Projeto Despertar. 
O empreendedorismo na Escola vem mostrar aos estudantes como podemos trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio. Com base nessas premissas, o SEBRAE do Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado. O Projeto Despertar é uma parceria do SEBRAE/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. O objetivo do programa segundo o SEBRAE é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho. O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário. Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. 
Desde 2010 que a nossa Escola tem trabalhado com o Projeto e realizando no final do curso a feira do jovem empreendedor que tem sido um sucesso na comunidade.
Para abrilhantar a nossa aula inaugural foi convidado um participante de cada edição do Projeto anterior e o empresário Jean Rodrigues, proprietário da Loja Jean Celular que vai falar sobre a oportunidade de negócio que surgiu diante dele e o mesmo sobe aproveitar.
O curso será ministrado pelo professor Adailson Antonio, que foi capacitado pelo SEBRAE e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura.
Abaixo a relação dos alunos inscritos na IV Edição  Projeto Despertar 

01
Aline Filgueira da Silva
02
Andreza Rayane Marques de Lima
03
Anna Karen Freitas Lacerda
04
Daniel Talles Rodrigues Reinaldo de Medeiros
05
Edmackley da Silva Rebouças
06
Emanuel Moreno dos Santos
07
Fábio Eduardo Nascimento Rocha
08
Francisca Gizelia Cruz de Melo
09
Ismael Messias Gomes da Costa
10
Jadson Freire de Souza
11
Jarklécia Tavares da Silva
12
Josué Silva de Amorim
13
Keylla Maria Oliveira dos Santos
14
Laécio Francisco Bezerra
15
Luiz Emídio de Souza Júnior
16
Maria Luana da Silva Moura
17
Maria Mariana da Silva Barbosa
18
Marina Carindja Almeida de Freitas
19
Paula Thayná da Silva Costa
20
Rafaela Crislayne de Freitas Maranhão
21
Regiania da Silva Nobre
22
Renato Fernandes de Vasconcelos
23
Valéria Moura dos Santos

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Programação da 9ª Feira do Livro em Mossoró

QUARTA-FEIRA DIA 07

PALCO ESTAÇÃO DAS LETRAS

ESPAÇO DO AUTOR

SALA DE CINEMA

STANDS

ExpositorHoraAtividade
Queima Bucha10:00Recital com Juraci Siqueira
Queima Bucha18:00Lançamento do Livro "Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte, de Kydelmir Dantas"

QUInta-feira dia 08

PALCO ESTAÇÃO DAS LETRAS

ESPAÇO DO AUTOR

PALCO O CANTO DO POETA

STANDS

ExpositorHoraAtividade
Queima Bucha10:00Lançamento do livro LIVRE, da Heliana Barriga
Queima Bucha18:00Lançamento do livro Filha do Oriente, de Cláudio Cardoso
Queima Bucha20:00Lançamento do livro O Assovio da Matintaperera, de Preto Michel


sexta-feira dia 09

PALCO ESTAÇÃO DAS LETRAS

ESPAÇO DO AUTOR

SALA DE CINEMA

PALCO O CANTO DO POETA

STANDS

ExpositorHoraAtividade
Queima Bucha18:00Lançamento do livro Encorajadora Especial, de Martha Cristina Maia
Queima Bucha18:00Lançamento do livro Linguística: outra introdução, de José Roberto Alves Babosa
Gazeta do Oeste19:00Lançamento do livro Os Crimes do Padre Heusz, de Emanoel Barreto
Queima Bucha20:00Lançamento do Livro Teorias Linguísticas - Rápidos olhares, de Ivanaldo Santos
Queima Bucha20:00Lançamento do livro Rosa de Pedra - The stone rose - Autor: Zila Mamede -Tradutor: Alexandre Alves

sábado dia 10

PALCO ESTAÇÃO DAS LETRAS

ESPAÇO DO AUTOR

STANDS

ExpositorHoraAtividade
Queima Bucha11:00Lançamento O Rio Grande do Norte: suas cidades em ordem cronológica de emancipação política, de Manoel Tavares
Queima Bucha13:00Lançamento Folheto de quem aprende vivendo, sabedoria do povo do Sertão, de Rosa Régis
Queima Bucha17:30Lançamento A vida da minha vida, de José Costa Leite
Queima Bucha18:00Lançamento O Baú da Gaiatice, de Arievaldo Viana
Queima Bucha19:00Lançamento Alumbramento, de Francisco Nolasco
Queima Bucha19:00Lançamento do livro Tabuleiro de Rimas, de José Bezerra de Assis

Governo abre inscrições para 240 mil vagas no SisuTec

Alunos que concluíram o Ensino Médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado poderão se inscrever para quase 240 mil vagas de cursos profissionalizantes, a partir da meia noite desta terça-feira, 6. O novo programa do governo, o Sistema de Seleção Unificada para o Ensino Técnico (SisuTec), tem aulas com início já em 22 de agosto - até 22 de outubro todos os cursos já terão começado.
O cronograma foi anunciado nesta segunda-feira, 5, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Historicamente, o Brasil não desenvolveu ensino profissionalizante. Estamos correndo atrás de um tempo que perdemos", destacou o ministro.
As inscrições vão até o dia 12 de agosto e, dois dias depois, já sairá o resultado da primeira chamada. Os aprovados nessa etapa poderão se matricular entre 15 e 16 de agosto. No dia 19, o MEC divulga a lista de segunda chamada. A matrícula será no dia seguinte, 20 de agosto. As vagas que sobrarem ficarão disponíveis a partir de 22 de agosto no site do MEC.
São Paulo é o Estado com mais oferta de vagas no SisuTec (76,7 mil), seguido por Pernambuco (40,7 mil) e Minas Gerais (27,9 mil). Segundo Mercadante, a quantidade de instituições particulares participantes foi o que determinou esse ranking.
Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas que fizeram o Enem 2012 formam o público prioritário do programa. Para eles foram destinadas 85% das vagas. Para as demais, podem se inscrever estudantes sem esse perfil.
Para garantir a criação das quase 240 mil vagas ofertadas no programa, o governo contou com a adesão de escolas técnicas, institutos federais, das instituição do Sistema S (Senai e Senac), além de escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Ao todo, segundo dados divulgados pelo MEC, participam 586 unidades de ensino.
As instituições foram selecionadas de acordo com índices que medem a qualidade dos cursos. As notas variam de 1 a 5. Para aderir ao SisuTec, o MEC exigiu média 3. 

Inscrições no Sisutec vão até o dia 12

As inscrições vão até o dia 12 de agosto e, dois dias depois, já sairá o resultado da primeira chamada. A inscrição é através do site  http://sisutec.mec.gov.br/Os aprovados nessa etapa poderão se matricular entre 15 e 16 de agosto. No dia 19, o Ministério da Educação divulga a lista de segunda chamada. A matrícula será no dia seguinte, 20 de agosto. As vagas que sobrarem ficarão disponíveis a partir de 22 de agosto no site do MEC.
São Paulo é o Estado com mais oferta de vagas no Sisutec (76,7 mil), seguido por Pernambuco (40,7 mil) e Minas Gerais (27,9 mil).
Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas que fizeram o Enem 2012 formam o público prioritário do programa. Para eles foram destinadas 85% das vagas. Para as demais, podem se inscrever estudantes sem esse perfil.
Para garantir a criação das 239.792 vagas ofertadas no programa, o governo contou com a adesão de escolas técnicas, institutos federais, das instituição do Sistema S (Senai e Senac), além de escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Ao todo, segundo dados divulgados pelo MEC, participam 586 unidades de ensino.
As instituições foram selecionadas de acordo com índices que medem a qualidade dos cursos. As notas variam de 1 a 5. Para aderir ao Sisutec, o MEC exigiu média 3.
Fonte: oestadão.com.br

domingo, 4 de agosto de 2013

Governo do Estado não paga gratificação para diretores e vice-diretores escolares


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte não pagou a gratificação dos diretores e vice-diretores das Escolas Estaduais referente ao mês de julho.
As gratificações variam de R$ 300,00 a R$ 900,00 e que não são reajustadas a mais de 10 anos não. Mesmo assim não foram pagas aos gestores da rede estadual em julho deste ano.
Segundo informações, o corte foi suspenso pelo próprio governo devido a crise que o Estado vive e sem aviso prévio e nenhuma explicação aos gestores escolares.
Já a diretora da 7ª DIRED, Profª.  Cátia Regina, explicou que este problema aconteceu em todo o Estado e que os diretores devem deixar seus nomes na DIRED para ser enviados para a Secretaria Estadual de Educação, que tomará as devidas providências. A profª. Gílcia Soares, diretora da 8ª DIRED, disse que não se sabe o porquê do corte das gratificações. E a diretora da 12ª DIRED, profª. Magali Nogueira, disse que as gratificações serão pagas em folha suplementar ainda este mês.
Nas rodas de conversas entre professores já existem alguns gestores pensando em entregar o cargo, outros em participar da greve que teve seu indicativo aprovado para 12 de agosto.
A ação do Governo do Estado foi vista como um grande desrespeito aos gestores e é a primeira vez que isto acontece desde que a gestão escolar foi implantada, ainda na gestão anterior.
O SINTE/RN questiona a metodologia utilizada pelo Governo e os supostos cortes. A direção do Sindicato está indignada com o corte das gratificações dos diretores e vice-diretores das escolas. Uma pequena gratificação que foi subtraída em nome de uma suposta crise. “Na verdade estamos na beira de um abismo criado por Rosalba e sua equipe. Para nós não é salve-se quem puder. Temos que lutar para não deixar o Estado do RN ser manipulado por um Governo descomprometido e sem escrúpulo”, critica a coordenadora geral Fátima Cardoso.

SINTE/RN participa de audiência na SEEC

O SINTE/RN participou de uma audiência com representantes do Governo.


Confira os pontos abordados e as respostas dadas às reivindicações da categoria.
1/3 DE HORA ATIVIDADE: sobre a implantação do 1/3 de hora atividade e o pagamento dos quatro do trabalho excedente que o STF mandou pagar, a direção do SINTE/RN foi informada que a portaria Nº 731 de 24 de julho, será refeita e foi garantido que será retirada imediatamente a obrigatoriedade do professor do ensino fundamental I ter que assumir as horas de planejamento em sala de aula com os alunos.
Sobre o pagamento dos quatro meses, o secretário adjunto disse que enviou a relação de quem tinha direito nesta quarta-feira (31) e disse que agora cabe à Secretaria de Administração autorizar o pagamento.

PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS: os direitos dos funcionários continuam sendo negados, o secretário adjunto disse que a SEEC não trataria do assunto e passou a responsabilidade para o Governo.

ENVIO DE PROJETO DE LEI PARA ATUALIZAÇÃO DAS LETRAS: o Governo respondeu que tem um processo (Nº 51411/2013) em tramitação, mas contempla somente uma letra.
PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE LICENÇAS: a SEEC já enviou à Secretaria de Administração a solicitação dos procedimentos para promoção do processo seletivo. O número do protocolo é 171168/2013.


ENVIO DOS PROJETOS DE LEI PENDENTES DESDE 2010: sobre a reformulação do Plano de Carreira do Magistério o Governo não deu resposta; com relação ao Porte das Escolas e às gratificações dos diretores e vice- diretores, o secretário disse que se encontrava na CORE; no tocante à Gestão democrática não foi emitida nenhuma resposta.

PUBLICAÇÃO E PAGAMENTO DAS PROMOÇÕES VERTICAIS: o secretário adjunto admitiu que não conhece as pendências e que somente as de 2013 não estão sendo publicadas.
CORREÇÃO IMEDIATA DE 0,26% NOS SALÁRIOS DE TODOS OS EDUCADORES: os representantes do Governo pediram esclarecimentos sobre esse ponto, depois de sanadas as dúvidas disseram que irão consultar a secretária Betânia Ramalho para se pronunciar.
CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS: a resposta da SEEC foi de que com o reordenamento das Direds iria apresentar as necessidades. Com relação à revisão da portaria que fere a lei 322/2006, no artigo 33, o assessor jurídico disse que ia falar com a secretária Betânia Ramalho para fazer a correção.
APOSENTADORIAS e AFASTAMENTOS: as respostas foram as de sempre sobre a agilização das aposentadorias e o afastamento do profissional que completaram o tempo de contribuição e idade para esperarem a aposentadoria fora da escola. Nada avançou.
REFORMA DAS ESCOLAS E RECURSOS MATERIAIS DE QUALIDADE PARA OS ESTUDANTES: somente a primeira parte foi respondida: ao longo desses dois anos e meio o governo reformou apenas 170 escolas.
Fonte: SINTE/RN

Feira do Livro começa quarta-feira

‘Um livro na mão e um sorriso no coração’


Todos os preparativos estão encaminhados para a nona edição da Feira do Livro de Mossoró, que acontecerá no Mossoró West Shopping, no período de 7 a 11 de agosto, como lembra o coordenador do evento, Rilder Medeiros. Este ano, o evento terá como slogan ‘Um livro na mão e um sorriso no coração’.
A programação será iniciada às 9h da quarta-feira, 7, mas a abertura oficial só acontecerá à noite, em uma solenidade que ocorrerá em uma das salas de cinema do shopping, disponibilizada, através de parceria, para a FLM. A abertura contará com a presença do escritor Pedro Bandeira, autor consagrado da literatura juvenil, que conta com mais de 80 livros publicados. Rilder Medeiros destaca que o autor foi convidado a participar do evento para atender a demanda de professores, que reivindicavam sua presença. Estarão presentes ainda autoridades relacionadas à educação.
Na mesma noite, Pedro Bandeira ministrará a palestra ‘A leitura e a literatura infanto-juvenil’.
A programação do evento será composta por palestras, mesas-redondas, apresentações de escolas e instituições de Mossoró e bate-papos literários, entre outras atividades.
Uma novidade para este ano é o lançamento do ‘Encontro Norte e Nordeste de cordelistas’, que será realizado a partir da próxima edição. Rilder Medeiros explica que, à medida que a programação foi sendo construída, ficou evidente uma forte participação de cordelistas, que não são apenas do Rio Grande do Norte, mas da Paraíba, Ceará, Pernambuco e até do Pará. Aproveitando a presença desses autores de literatura de cordel na cidade, que tanto vem para se apresentar como para conhecer o que é produzido na cidade, a organização aproveitou para planejar o lançamento do encontro, que passa a ser efetivado a partir de 2014.
Medeiros comenta que durante o fechamento da programação houve uma grande procura por parte de autores locais para lançar ou expor seus livros. Por isso, a organização do evento disponibilizou um ambiente próprio para isso. No ‘Espaço do Autor’, os escritores terão a oportunidade de apresentarem suas obras para os visitantes da feita literária.
De acordo com Medeiros, a exemplo dos anos anteriores, novamente há uma mescla de autores locais com escritores de fora. Entre os projetos locais, ele cita o projeto ‘Novos Poetas’, criado pelo escritor Mário Gerson.
Para o desenvolvimento da programação foram disponibilizados os seguintes espaços dentro do West Shopping para realização da feira literária: o cinema, uma loja vazia onde será montado um auditório com capacidade para cerca de 70 a 80 pessoas, uma área destinada à literatura de cordel e um espaço menor, caso haja alguém interessado em realizar apresentações. Além desses, a praça de alimentação também poderá ser utilizada.
Já os expositores, que somam cerca de 30, estarão espalhados ao longo dos corredores e lojas vazias do West Shopping.
O coordenador comenta que os recursos para a realização da Feira do Livro estão cada vez menores, por isso essa edição será a que contará com mais parcerias. Com relação à escolha do local, ele informa que apenas dois prédios de Mossoró dispõem de estrutura para sediar o evento possuem Habite-se – documento solicitado pelo Corpo de Bombeiros, que atesta a conformidade com determinadas normas. Entre esses espaços, o shopping foi o mais viável e um facilitador.
Ele esclarece que o evento não é realizado pela Prefeitura de Mossoró, que é apenas uma parceira, através do ‘Cheque-livro’, que estimula a venda dos títulos. A Feira do Livro de Mossoró é um evento realizado através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado e da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN).

HORÁRIO DIFERENCIADO – Em decorrência da realização da feira literária, o Mossoró West Shopping abrirá suas portas mais cedo nos dias de quarta, quinta e sexta-feira. Ao invés de iniciar o funcionamento a partir das 10h, o shopping começará a funcionar às 9 horas durante esses três dias. Assim, este ano o evento ganhou mais horas para a sua programação.

ESTACIONAMENTO – Por iniciativa da organização da Feira do Livro de Mossoró, as pessoas que adquirirem, pelo menos, R$ 50,00 em livros no evento receberão, como bônus, o ticket de estacionamento correspondente à data da compra. Rilder Medeiros informa que, para isso, a pessoa deve procurar a Secretaria da Feira com o cupom fiscal e receber o bônus.

CHEQUE LIVRO – Este ano a Prefeitura Municipal de Mossoró irá destinar R$ 184 mil para o Cheque-livro, recurso através do qual escolas municipais de ensino fundamental, Unidades de Educação Infantil (UEIs) adquirem títulos durante a Feira do Livro. De acordo com a secretária de Educação, Iêda Chaves, o valor foi reajustado, já que no ano passado eram R$ 172 mil.
A assessora de Planejamento e Administração da Secretaria, Jandira Cruz, informa que o valor destinado às escolas totalizará R$ 76.500,00 e para as UEIs R$ 29.000,00 para a compra de livros que beneficiarão diretamente os alunos, fortalecendo a leitura e ajudando no processo de alfabetização.
Já o valor destinado a cada professor da rede municipal foi reajustado, passando de R$ 50,00 em 2012 para R$ 75,00. De acordo com Jandira Cruz, os professores do Centro de Apoio aos Deficientes Visuais (CADV) também serão contemplados.

(BOX)
Convidados para a 9ª Feira do Livro:

Almir Campos
Almir Nogueira
Aluísio Barros
Antônio Francisco
Astier Basílio
Camila Paula
Carlos André
Cid Augusto
Cláudio Cardoso
Crispiniano Neto
Ellen Dias
Grupo Vivência N’Arte – VINA
Gustavo Luz
Heliana Barriga
José Castello
José Costa Leite
Juraci Siqueira
Kydelmir Dantas
Lirinha
Lívio Oliveira
Luiz Luz
Manoel Onofre Jr.
Marcília Gomes
Marcos Guerra
Marcos Medeiros
Mário Gerson
Milena Azevedo
Nildo da Pedra Branca
Pedro Bandeira
Preto Michel
Rita Diana
Rosualdo Rodrigues
Thiago Gonzaga

Fonte: Gazeta do Oeste