sábado, 7 de setembro de 2013

Candidatos a Gestores Escolares Participarão de Curso em Natal

 
A 12ª Diretoria Regional de Educação - DIRED, convida os candidatos a Diretor e Vice-Diretor para o pleito 2013, e que estão inscritos no Curso de Formação de Gestão Escolar para as Escolas Públicas do Estado do Rio Grande Norte, que realizar-se-á nos dias 12 e 13 de setembro de 2013, no CAIC em Natal/RN. 
O deslocamento e a estadia é por conta do interessado e a ajuda de custo só sai após as assinaturas de participação. 
 
Só participam os candidatos inscritos a Diretor e Vice. Lembramos que a participação é um dos critérios para o registro da candidatura. 
 
Nota do Blog: Em outras palavras, os professores que não estão inscritos no Curso de Formação em Gestão Escolar, oferecido pela Secretaria de Educação não poderão concorrer o pleito educacional de 2013.

Mais informação ligue: 3315-5672 

Fátima Azevedo 
Técnica Responsável 
 
Fonte: Blog da 12ª Dired 

EEPJA Realiza Caminhada da Cidadania

 
A E E Pe José de Anchieta desenvolveu durante esta semana o Projeto "Educação e Cidadania - Uma rodada de textos reflexivos, discussões e debates sobre os movimentos sociais que estão acontecendo em todo país.
A partir destas discussões, professores e alunos orientados pela equipe pedagógica e gestora planejaram para o dia 7 de setembro, uma caminhada livre com cartazes e faixas identificando problemas e reivindicando das autoridades competentes agilidades sobre diversas temáticas, além de conscientização e alerta à população sobre direitos e obrigação da mesma.
Ao direção da Escola a tomar conhecimento que não teria transporte para levar os alunos até a unidade escolar no dia 7, conversou com os professores e alunos que juntos decidiram fazer a caminhada cidadã na exta-feira, as 16 horas, já que 90º do material estava pronto.
Percurso da Caminhada: saindo da EEPJA passando pela praça da criança, Escola Municipal RN e a praça Cortez Pereira.
  
"Parabéns aos nossos mestres e alunos pela realização do trabalho! antecipar a caminha foi mais um desafio superado por todos que fazem a EEPJA. Deixamos claro para a população serrana que a EEPJA não realizou um protesto político e sim um caminhada livre, onde seus participantes estão aprendendo a  praticar o exercício da cidadania," Prof. Roberto de Araújo - Diretor da EEPJA.
 






 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Professores dos Saberes da Terra visitam Vilas Rurais


Quinta-feira, dia 29/08/13, às 18 h. O professor Raimundo Antonio a bordo da sua moto 150cc tomou a direção da Vila Rio Grande do Norte, no município da Serra do Mel/RN. Ia para mais uma aula dos Saberes da Terra – ProJovem Campo. A noite estava sem a iluminação da natureza. A Lua não aparecia lá em cima no horizonte e, por isso mesmo, a escuridão era a companhia constante para quem trafegava pela rodovia. Aqui e ali uma luz aparecia, vindo em sentido contrário à luz que iluminava a estrada, e parecia cumprimentar a quem não deixava que a solidão da noite tomasse conta dos pensamentos dos que corriam para chegarem aos seus destinos. Enquanto rodava por entre pés de cajus frondosos, o professor repassava, mentalmente, o seu plano de aula. Lembrou-se da semana passada quando uma aluna lhe fez uma determinada pergunta relacionada à higiene pessoal: pronto! – estava planejada mais uma aula, desta vez voltada para as DSTs. 
Na vila Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, o professor de posse de um vídeo demonstrativo e um Projetor Multimídia Interativo assistiu e interagiu com os alunos/colonos sobre a importância da higiene pessoal e dos cuidados com as relações entre homens e mulheres. 
Na volta, enquanto somente o ronco da moto era ouvido na estrada que o trazia de volta, o professor analisava cada trecho do vídeo, as orientações dos profissionais da saúde, as perguntas anotadas, os questionamentos da sala e as reflexões feitas por cada um deles. 
 
Devagar – bem mais devagar do que a velocidade, naquele instante, do veiculo de duas rodas – também se vai ao longe... na educação. 
 
TEMPO COMUNIDADE – VISITA À VILA CEARÁ 

Na sexta-feira, dia 30/08/13, às 12 h. Os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina, Luzia Isabela e Elizângela Sales, fretaram, em frente ao mercado Público de Mossoró, um táxi para a vila Ceará – na Serra do Mel/RN. 
 
O dia amanhecera nublado prenunciando, no clima, amenidade no calor reinante do nordeste brasileiro. Enquanto o carro tomava a direção acertada no fretamento, o início da tarde deixava cair pequenas gotas d’água no parabrisa do automóvel e a estrada ia se tornando mais molhada. O vento, que era cortado pela figura física do transporte, chegava aos pés de cajus - na beira da estrada -, e parecia que era cumprimentado alegremente pelos mesmos. O solo já estava quase todo molhado e, isso, para o colono da Serra, é festa, fartura e bons meses vindouros. 
 
No entroncamento que dá acesso à vila Rio Grande do Norte, o taxista virou à esquerda. O caminho a seguir era para a vila Ceará, distante dali 5 quilômetros. Com uma diferença: o asfalto que até então fora companhia para os passageiros, diminuindo o atrito dos pneus no solo, agora era substituído pela estrada carroçável, cheia de pedras, areia, “costelas de vacas” e pequenos buracos. Mesmo assim, a paisagem é linda: muito verde e uma quase certeza de que a natureza ainda tem forças para reverter o atual quadro de descaso para com ela. 
 
Finalmente, a vila. Por entre ruas largas, descalçadas e tomadas de uma areia fofa, os professores encontraram a casa da sua aluna. Casa de assentamento, humilde, pouco conforto, mas cheia de alegria e hospitalidade. A dona, de nome Adriana, veio receber os professores, junto com os seus filhos. Na parte de trás da casa, o seu esposo trabalhava a castanha. Os professores foram para lá observar o trabalho, o manejo do corte da castanha e a separação (de um dos lados) da castanha da casca. Trabalho árduo, que exige habilidade, constância e, principalmente, disposição para desempenhá-lo. 
 
Os professores viram e ouviram, com detalhes, como se dá o processo da castanha como sobrevivência e fonte de renda da família. Esse processo que começa com a compra da castanha, a paga para ela ser passada na caldeira, o corte (feito através de uma ferramenta fabricada pelos próprios colonos e que abre em banda a casca da castanha – uma delas sai e a outra fica com a castanha), a retirada da castanha de dentro de um lado da casca e a paga para a castanha ir para a estufa (24 horas em fogo brando). Em seguida, a castanha passa por um banho-maria (depois que ela esfria da estufa), para ser retirada a sua película e, por fim, a seleção da castanha: de primeira, de segunda, brocada e a de bandas. 
 
Assista ao vídeo caseiro feito pelos professores: 


Na volta, para dar aula à noite, na Escola Estadual Padre José de Anchieta – Vila Rio Grande do Norte –, os professores experimentaram o caminho percorrido pelos alunos/colonos: através do ônibus que passa por duas vilas (Paraíba e Ceará) “pegando” os alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos e dos Saberes da Terra. Uma aventura permeada pelos sonhos de cada um daqueles que se sentam nos bancos do ônibus maltratado pelo tempo, pelas condições do terreno em que trafega e pela falta aparente de manutenção. 

O motorista, hábil na sua profissão, conhece cada detalhe do terreno por onde passa e diminui, com isso, o desconforto causado pelos solavancos tão comuns no caminho de ida e volta.
 
Já na escola, os professores trabalharam advérbios, através de textos. Na sala ao lado, os filhos dos colonos assistiam a um filme ganhador de vários prêmios da Academia: Avatar.
 
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Deputado, professores e lideranças na luta para evitar o fechamento de escolas em Carnaubais



A Secretária da Educação do Estado, Profª Betânia Ramalho recebeu o Deputado Estadual George Soares que participou na manhã de hoje de uma reunião.  O tema do encontro, uma proposição do parlamentar foi a possibilidade de fechamento de escolas estaduais Adalgisa e Alcides Wanderley, no município de Carnaubais, por falta de professores.

Além do Deputado George Soares, participaram da reunião os vereadores Keide Soares, Nenê de Nilson, Wanderley Mendes e Manoel Neto, o ex-Vice-Prefeito Nilson Dias (PR), Dinarte Diniz (DEM), Sra. Alzenir, Dona Nair e Frank Mare - diretores das escolas prejudicadas, a professora Josélia Coringa e dois alunos do município.

O empresário Dinarte Diniz também integrou a comitiva que recebeu a promessa da Secretária Betânia Ramalho de contratação de novos professores e uma visita agendada para esta quinta-feira, 05 de setembro, ao município para visita às escolas e discussão com a população.

Fonte: Blog do Aldo

Nota do Blog da EEPJA:
Já foram convocados 3.839 professores do último certame. Mas mesmo assim ainda existe um déficit nas Escolas. Mas, está surgindo um novo programa do Governo Federal - O Mais Professores.
Na Escola Estadual da Serra do Mel o déficit de professores foram completado com as horas suplementares.