sábado, 5 de outubro de 2013

Professores dão dicas para as provas do Enem




Candidata a uma vaga em direito, Regina Alves lê bastante
Faltando pouco menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de revisar. Mas como aproveitar da melhor maneira possível esses poucos dias que restam para a prova que substitui a primeira fase dos principais vestibulares? Com a ajuda de professores do ensino médio, o blog Vestibular 2014 preparou um ranking dos assuntos historicamente mais cobrados pelo exame, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. Atualidades, interpretação de texto, estatística e geopolítica mundial são alguns dos conhecimentos mais exigidos pelo teste do Ministério da Educação (MEC).
Identificar, em textos de diversos gêneros, as marcas linguísticas do idioma, relacionar as variedades da língua a situações específicas do cotidiano além de conhecer os usos da norma padrão são as principais cobranças na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias. “O Enem tem um perfil diferente, que busca dar significado ao conhecimento escolar, evitando a compartimentalização de conteúdo. Daí sua natureza interdisciplinar e contextualizada”, destaca a professora de português Mônica Soares. Segundo ela, o estudante precisa entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação em sua vida pessoal e social. “O aluno deve estar atento aos mais diversos assuntos veiculados pelas mídias falada e escrita, o que ampliará seu conhecimento de mundo”, aconselha a professora.
Para a prova de matemática e suas tecnologias, o professor Valdemar Santos indica que os feras estejam afiados para resolver questões de aritmética, estatística, probabilidade e geometria. “A dica é treinar bastante com provas anteriores. O Enem é diferente das provas tradicionais e cobra assuntos relacionados ao dia a dia do candidato”, explica. Nas questões de ciências humanas, temas como meio ambiente, clima, história recente do Brasil e urbanização têm grandes chances de aparecer. “Podemos esperar uma prova com baixa exploração de regionalismos e um modelo de questões ricas em gráficos e mapas como complemento dos textos”, revela o professor de geografia Anderson Leineker.
Em um ponto todos os professores concordam: ler bastante é fundamental para o candidato se sair bem. “É um exame que privilegia a leitura e a interpretação de textos, gráficos, tabelas e mapas”, lembra Valdemar Santos. Atenta à principal característica do Enem, a estudante Regina Alves, 17 anos, acompanha telejornais, lê revistas semanais e almanaques, além de navegar em sites de notícias. “As questões estão sempre relacionadas ao nosso cotidiano, por isso, conteúdos como juros, porcentagem e meio ambiente são muito cobrados. Precisamos fazer uma leitura do nosso dia a dia”, afirma a candidata a uma vaga no curso de direito.
 
Fonte: diariodepernambuco

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Campeões do JERNS vence E Municipal Vila RN de 2 x 1 em amistoso

Os atletas campeões dos JERNS 2013 em Mossoró/RN, esteve hoje no Estádio da Vila Rio Grande do Norte jogando um amistoso contra a Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, onde a mesma se prepara para a disputa do campeonato estadual de futebol de campo que se realizará em Goianinha no período de 11 a 21 deste mês.
No amistoso de hoje, a EEPJA venceu o adversário de 2x1, com gols de Francimar e Jhonatan (Paraguai). A partida aconteceu hoje das 15:15 as 16:45 no Estádio Municipal.
O professor Huguinelson ficou satisfeito com o desempenho e a vitória da equipe e marcou um novo amistoso para sábado a partir das 7 horas.
O diretor da EEPJA, professor Roberto de Araújo esteve presente, incentivando o grupo e falando da disputa em Goianinha/RN e otimista numa boa campanha da equipe para  trazer à Serra do Mel o título de campeão estadual.

Dired prepara IV Feira de Ciências de Mossoró

Goretti Silva - Técnica da 12ª Dired
A 12ª Diretoria Regional de Educação Cultura e Desporto (Dired) prepara a Feira de Ciências de Mossoró. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de outubro, na Escola Estadual Professor Abel Coelho.
A Feira é uma parceria da Dired de Mossoró com o Ciência RN, uma iniciativa da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), que visa fazer com que alunos de escolas públicas possam desenvolver projetos científicos.
Gorete Silva, coordenadora da Feira de Ciências, afirma que o evento terá a apresentação de 120 projetos de 30 escolas. Segundo ela, a organização da Feira de Ciências definiu que o evento terá, além de apresentações de projetos, palestras e diálogos com especialistas em ciências.
"Fizemos um trabalho mais de perto das escolas neste ano, nossa expectativa é de que tenhamos 480 participantes. E nosso objetivo é despertar no aluno a realização de trabalhos através da pesquisa". Afirmou a coordenadora.
Paulo Ramon, que faz parte da equipe pedagógica da 12ª Dired, e será mobilizador do evento, afirma que sua função é visitar as escolas, explicando aos alunos o que é a metodologia científica e como aplicá-la em sala de aula, possibilitando que este aluno apresente futuramente trabalhos em feiras de ciências nacionais e até internacionais. Para ele, um evento como este é de grande importância, visto que permite aos alunos terem contato de perto com a prática científica e apresentar em espaços adequados seus trabalhos.
 
Nota da EEPJA

Da E E Pe José de Anchieta participarão três projetos: "Despoluindo a Água com Eletrofloculação", orientado pelo professor Hildevan Ferreira de Araújo e as pesquisadoras -
Érika Suzana, Carla Crislaine e Débora Cristina. "Gerador de Energia Alternativa", orientado pelo professor Hildevan Ferreira de Araújo e as pesqu
isadoras - Francisca Tanúbia, Amanda Coutinho e Elany Moreno e o "Shampoo e Sabonete Artesanal", orientado pelo professor Braz Lino de Oliveira e as pesquisadoras -  Francisca Edivaneide, Damiana Irani e Edilene Carlos.
 
Fonte: Blog da 12ª Dired
 

 
 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Conselho Escolar da EEPJA participou hoje de Formação em Mossoró

Com a presença da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – teve início, hoje, dia 01/10, às 08h30min, na Escola Estadual Professor Eliseu Viana... 


... o Encontro Regional de Conselhos Escolares das escolas circunscricionadas à 12ª Diretoria Regional de Educação, da Cultura e Desportos.


O objetivo principal do encontro é o de fortalecer os Conselhos Escolares e, através dessa interação, desenvolver competências e qualificar cada vez mais a atuação dos Conselheiros Escolares para que participem efetivamente da Gestão da Escola e, com isso, contribuam para o avanço da Educação na circunscrição da 12ª DIRED e, num todo, estado e país.



A cerimonialista da 12ª DIRED, técnica Norma Lilia, deu início à solenidade, convidando a todos os presentes a cantarem a música “Bom Dia” de Zizi Possi e, em seguida, convidou, para comporem a mesa, as seguintes autoridades: 


Cerimonialista Norma Lilia (em pé) e a técnica Sandra Diógenes (sentada)
1- A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED 
2- A professora Márcia Marinho – representante da CORE (Coordenadora dos Órgãos Regionais da Educação) 
3- O professor Teobaldo – representando o segmento dos gestores 
4- A professora Silvana Lima de Holanda – representante do Conselho da EE Aída Ramalho, representando o segmento dos conselheiros 
5- A senhora Valéria Leite (EE Abel Coelho) – representante do segmento das funcionárias 
6- A senhora Rosivalda Xavier de Lemos (EE Jerônimo Vingt Rosado Maia) – representando o segmento dos pais 
7- A jovem Gislayne Santos de Medeiros (EE Maria Stella) – representando o segmento dos alunos 


A Mesa de Autoridades

De pé, todos cantaram o Hino Nacional. Logo após, a professora Magali Delfino foi convidada, pela cerimonialista, para abrir, oficialmente, o Encontro de Conselhos Escolares. 

A professora Magali Delfino fazendo a abertura do evento
Em sua fala, a professora definiu o Conselho Escolar como sendo de suma importância para o bom andamento de uma instituição de ensino e fez questão de salientar que o conselho precisa ter autonomia para fiscalizar as ações administrativas, pedagógicas e financeiras e, por isso, tem que ser atuante em todas as suas funções sejam elas consultivas, deliberativas, normativas e/ou fiscalizadoras. 


Por fim, a cerimonialista Norma Lília desfez a mesa e chamou a coordenadora do evento, a técnica Maria de Fátima Azevedo Braga, para fazer a apresentação do diagnóstico da atuação do Conselho Escolar nas escolas pertencentes à 12ª DIRED.

Técnica Fátima Azevedo - coordenadora do evento

 
NOTA DA 12ª DIRED I

O QUE É O CONSELHO ESCOLAR? 


É o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários. 

QUAIS AS FUNÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR? 

* Consultiva – quando é consultado sobre questões importantes da escola; 

* Deliberativa – quando aprova, decide e vota sobre assuntos pertinentes às ações da escola nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro; 

* Normativa – quando elabora seu regimento, avalia e define diretrizes e metas de ações pertinentes à dinâmica do processo educativo, para um bom funcionamento da escola; 

* Fiscalizadora / avaliativa – quando exerce o papel de controle, ficando subordinado apenas à ASSEMBLÉIA GERAL, fórum máximo de decisão da comunidade escolar. 

COMO SE DÁ A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR? 

O Conselho tem em sua composição 16 (dezesseis) membros representados pelos segmentos da comunidade escolar assim contemplados: 

* 04 (quatro) pais; 
* 04 (quatro) alunos; 
* 04 (quatro) professores; 
* 04 (quatro) funcionários. 

BASES LEGAIS 

* CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 1989 O Título VIII – Da Ordem Social; O Capítulo III – Da educação, da cultura e do Desporto – Seção I Da Educação. 

* LEI 9.394 DE 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LBDN 

* Título II – Dos princípios e fins da educação; 

* Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios; 

* VIII – Gestão democrática do ensino público, na forma da lei. 

* LEI DE DIRETORES – Lei nº 6.628 de 21/10/2005 

* LEI DE CONSELHOS – Lei nº 6.661 de 28/12/2005 

* ESTATUTO DO MAGISTÉRIO – Lei nº 6.196/200 

 LEGITIMADORAS

* CARTA DE PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO; 

* CONGRESSO ESTADUAL CONSTITUINTE ESCOLAR – CECEAL
 
Fonte: Blog da 12ª Dired 

EDUCAÇÃO DO CAMPO: AULAS DOS DIAS 26 e 27/09/2013



A noite escura da Serra – à frente do para-choque do veículo que levava os professores para mais uma aula – contrastava com a claridade das luzes que iam ficando para trás e que revelavam o caminho provável de onde o carro tinha partido. No interior do veículo, os professores repassavam, mentalmente, suas anotações de planejamento e adiantavam, com isso, os repasses de conhecimentos que iam fazer na Escola Estadual Padre José de Anchieta. Alguns carros cruzavam nesse vai e vem daqueles que se dirigem, em sentido contrário, para cumprirem suas missões e dos que vão na mesma direção, porém de forma mais rápida, para cumprirem o seu papel de guardiões da ordem pública. E esses precisavam, sim, de pressa. Mais na frente, depois que os professores passaram da vila Alagoas e antes de chegarem à vila Sergipe, a claridade excessiva que tomava conta do asfalto à frente, em forma de labaredas, a fumaça e as luzes de viaturas e carros de passeio, denotavam que alguma coisa estava fora de sua normalidade. Quando o carro se aproximou e foi envolvido pela nuvem de fumaça que vinha da madeira que queimava, colocada no meio do asfalto, impedindo, com isso, o ir e vir dos que trafegavam pela rodovia, o que os professores ouviram foram gritos de ordem e ordem para que todos parassem naquela barreira de madeira, fogo, fumaça e pessoas em torno de um propósito comum. 

A primeira visão que os professores tiveram..
... a manifestação pacífica dos moradores da vila Sergipe/Serra do Mel que, ...
... para serem ouvidos, interditaram a via de acesso à vila Rio Grande do Norte/Serra do Mel
Diferentemente do que normalmente acontece, naquele local, o protesto era pacífico e feito de forma tranquila, apesar do impedimento momentâneo da via, tendo o acordo sido intermediado pelas autoridades locais – dentre elas um edil – e a sua ordem garantida pelos policiais que, em nenhum momento, usaram de métodos violentos para desobstruírem o caminho; muito pelo contrário, apelaram para a negociação e se prestaram ao papel da conversação como caminho para uma saída para o impasse. 

A Polícia Militar foi um dos fatores de equilíbrio na negociação...
... entre moradores, representantes públicos e  os que buscavam chegar aos seus destinos
E o entendimento veio. Depois de mais ou menos uma hora e meia de conversação, depois de vários acordos entre os moradores, o representante do executivo e o represente do legislativo local, a via foi liberada e todos, incluindo os professores, puderam seguir viagem para os seus destinos finais. *A imprensa registrou, através da TV Mossoró, o final das negociações. 

Os policiais cumpriram com o papel de principais representantes da ordem pública e sem usarem de nenhum método truculento
A TV Mossoró registrando o fato
A partir dali, o crepitar da madeira feita fogo e soltando fumaça ficou para trás. Na frente, de novo, a escuridão da noite a acompanhar o carro em que estavam os professores. O caminho para a vila Rio Grande do Norte, distante dali dez quilômetros, ia sendo encurtado à medida que as conversas, as trocas de informações e a realidade dos que ainda dependem da agressão à natureza – mesmo sendo para conseguirem o mínimo de que precisam para satisfazer as necessidades básicas de qualquer cidadão desse país – para chamar a atenção dos que vão e vem e que, na maioria das vezes, não se preocupam com o bem-estar do próximo. 

NA ESCOLA: 

Já na sala de aula, os professores se voltaram para o conteúdo planejado, começando com um texto do escritor mineiro Bartolomeu Campo de Queiroz, intitulado “Sombras na Noite” no qual o autor vai descrevendo, através das sombras da noite, em sua cama de dormir, os vultos desenhados nos objetos que existiam no quarto onde ele estava. 

As professoras Antonia Farias e Teresa (a primeira, sentada à esquerda; segunda, de costas, em pé, à direita)
Foram trabalhados gêneros textuais, sinônimos de palavras, interpretação de textos. Cada aluno/colono transpôs o texto e se fez autor ao descrever, em seus cadernos, seus medos de infância. 

No último quadro à direita (embaixo), os filhos dos alunos/colonos que acompanham seus pais nos dia de aula
A sexta-feira começou, para os professores dos Saberes da Terra, na sede da 12ª DIRED, em Mossoró/RN, para uma reunião com a coordenadora Helena Maia. A representante dos Saberes da Terra reuniu os professores para saber como andam os trabalhados desenvolvidos na Serra do Mel, as dificuldades que os professores enfrentam, os avanços alcançados pelas duas turmas (Caju e Castanha e Flor do Cajueiro), os problemas de locomoção, os relatórios, diários, etc. 

Reunião no auditório da 12ª DIRED, sexta-feira, dia 27/09, às 09h00min com a coordenadora Helena Maia
Os professores repassaram todas as informações que a coordenadora solicitou – anotadas em seu caderno de trabalho – e foram informados de alguns repasses vindos da coordenação estadual com relação ao cumprimento da carga horária, o compromisso com os alunos/colonos da Serra do Mel e sobre uma viagem a ser feita, com todos os alunos, para a cidade de São Paulo do Potengi, para que os alunos dos Saberes da Terra conheçam uma comunidade indígena da região. 

A TARDE NA ESCOLA: 
 
Em seguida, os professores se dirigiram à Serra do Mel – vila Rio Grande do Norte –, à Escola Estadual Padre José de Anchieta, para mais uma tarde de compromisso com os alunos/colonos das 22 vilas que compõem o município da Serra do Mel/RN. 

Professora Elizângela
À tarde, foram trabalhadas as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, através de um texto em que o aluno/colono ia colocando, nos espaços em branco, a sua vida em números. A interação entre os dois professores permitiu a fluidez e a interdisciplinaridade, exercitando o sistema decimal com suas classes e, também, seus códigos. 


À noite, os professores continuaram com Matemática e Língua Portuguesa através do exercício textual com espaços em branco para serem completados com os números e, em seguida, problemas envolvendo adição e subtração, para fechar o conteúdo da noite. 


Na volta, depois de 10 horas de atividades – sem contar o translado –, os professores sorriram com o resultado daquela semana: apesar das dificuldades habituais (**distância percorrida pelos alunos/colonos para chegarem à escola, o cansaço demonstrado nos rostos depois de um extenuante dia de trabalho, o pouco tempo que eles encontram para resolverem suas atividades – de casa e de sala de aula), a certeza de que, mais uma vez, a semente foi regada de forma a garantir, mesmo com todas as adversidades, os seus retornos na semana seguinte, para mais um repasse de conhecimentos. 

NOTA DA 12ª DIRED

*O professor e jornalista Raimundo Antonio também registrou as imagens, porém não fez uso delas, divulgando-as. Estão guardados, em seus arquivos, os momentos mais tensos, mais marcantes e que culminaram com o entendimento entre moradores, homens públicos e a Polícia Militar. 

**os alunos/colonos do município da Serra do Mel são diferenciados dos demais alunos de outras localidades onde existe Saberes da Terra pois, para chegarem à sala de aula, eles percorrem 5, 10, 15, 20 e até 25 quilômetros por estradas de terra, pedra, areia e buracos, em ônibus cedidos pela prefeitura municipal de Serra do Mel/RN. Isto, depois de passarem o dia na labuta da cultura da castanha e/ou no traquejo de seus roçados.
 
Fonter: Blog da 12ª Dired