segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Corpo de Iberê Ferreira de Souza é sepultado no cemitério de Emaús


A luta do ex-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza (PSB), contra as adversidades de um câncer diagnosticado em 2010, acabou no último sábado (13). Nesta segunda-feira (15), Iberê foi velado em Santa Cruz e na Grande Natal, onde foi sepultado.

Iberê estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas com quadro de Meningite bacteriana desde junho deste ano.  A meningite foi causada por uma bactéria encontrada no próprio couro cabeludo do ex-governador. A bactéria se instalou na meninge através de uma fístula em cicatrização na cabeça, fruto da última cirurgia que Iberê se submeteu, em São Paulo. 

No sábado (13), sua assessoria de imprensa confirmou o falecimento por meio de nota. O corpo do ex-governador, logo que liberado, seguiu para Santa Cruz, sua cidade natal, onde chegou por volta das 2h da madrugada e velado na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Os filhos de Iberê, Isabela, Gentil e João Olímpio, conhecido como Joca, acompanharam o velório. 

ibere_velorio_sta_770
Por volta das 9h, o corpo chegou a Natal, onde foi velado na Escola de Governo no Centro Administrativo, em Lagoa Nova. A cerimônia foi acompanhada por autoridades políticas do RN, dentre elas a atual governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), que fez questão de lembrar a história de Iberê, ressaltando a luta pelas questões sociais e cooperativismo. Como pessoa, a governadora do RN fala de Iberê como um homem de bom trato, um “gentleman”. Rosalba decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador Iberê Ferreira de Souza.

Entre os familiares, a cunhada de Iberê, Ceneide Maia, afirmou que ele sempre foi muito bom como ser humano. “Iberê foi um bom pai, amigo, marido e bom profissional também. O RN, o povo e família perdeu um grande homem”. 

O otimismo de Iberê sempre esteve presente em todos os momentos na luta contra a doença, destacou um dos filhos de Iberê, João Olímpio Maia. Olímpio, que ainda enfatizou que o pai sempre lutou e não reclamava de nada, todas as batalhas que apareciam ele encarava com fé e coragem. 

O amor à vida e a vontade de viver estiveram sempre juntos do ex-governador. “Meu pai nunca quis desistir. Ele tinha força de vontade, não se abatia e dava força para outras pessoas”, conta o filho de Iberê Ferreira de Souza.

rosa_ibere_velorio_770
Na missa celebrada por volta das 15h, pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o deputado e candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB) falou que só tinha o que agradecer a Iberê. “Vive, convivi e aprendi muito com ele. Ele é um grande homem, corajoso, e muito feliz na minha vida política no RN”.

O prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) disse que “Iberê foi um vencedor. Ele ocupou os cargos que ocupou e sempre transformou isso em benefícios, especialmente para a região do Traiti. Teve uma carreira vencedora e desaparece assim, tão cedo. Fica para nós o exemplo de homem vitorioso”.

Após a missa, o corpo do ex-governador seguiu em cortejo no carro do Corpo de Bombeiros em direção ao cemitério Morada da Paz, em Emaús, onde foi sepultado na presença de familiares e amigos.

Trajetória de Iberê Ferreira 

Filho de Odorico Ferreira de Souza e Hermengarda O'Grady de Paiva Ferreira de Souza, Iberê Ferreira de Souza era advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com especialização em advocacia empresarial pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

Ele foi adjunto da promotoria pública em Santa Cruz (1963-1967). Filiou-se ao MDB em 1969 elegendo-se deputado estadual em 1970 e 1974 chegando a líder da bancada e integrou o diretório regional. 

Iberê Ferreira deixou o partido para integrar a equipe do governador Lavoisier Maia (1979-1983) a quem serviu como chefe da Casa Civil e Secretário de Governo. 

Nesse ínterim, ele ingressou no PDS e em 1982 foi eleito suplente de deputado federal sendo efetivado posteriormente. 

No governo José Agripino Maia (1983-1986), Iberê foi superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência e retornou à Secretaria de Governo. Filiou-se ao PFL e foi reeleito deputado federal pelo partido em 1986, 1990 e 1994.

O ex-deputado mudou sua legenda partidária ao migrar para o PPB ao aceitar o convite do governador Garibaldi Alves Filho para ocupar a Secretaria do Trabalho e Ação Social em 1997, cargo ao qual renunciou para disputar e conseguir um novo mandato de deputado federal em 1998 conquistando um novo mandato pelo PTB em 2002. 


Created with flickr slideshow.



 No primeiro governo Wilma de Faria, ele foi Secretário de Agricultura. Em 2006 foi eleito vice-governador do estado pelo PSB.

Em 2010, Iberê assumiu o comando do governo do estado em 31 de março de 2010 mediante a renúncia de Wilma de Faria para disputar o pleito de 2010. Em seguida, Iberê Ferreira disputou a reeleição para o cargo, mas perdeu a eleição.

O ex-governador morreu aos 70 anos, e deixou três filhos, Isabela, Joca e Gentil. Era casado com Celina Maia, já falecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário