sábado, 6 de setembro de 2014

Secretaria da Educação avalia resultado do IDEB no Ensino Médio

A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, recebeu com frustração o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), no Ensino Médio, em que o Rio Grande do Norte ficou na 24º posição do ranking nacional, empatado com Mato Grosso e o Pará. Para ela, o resultado não reflete o tamanho do esforço que a equipe da secretaria tem feito para reverter essa herança de muitos anos de descaso.
“Dobramos o salário dos professores, a gratificação dos diretores das escolas, liberamos promoções e vantagens represadas, fizemos concurso e contratamos quase quatro mil professores, aumentamos o montante de recursos encaminhados diretamente para as escolas, adquirimos equipamentos tecnológicos e realizamos muitas formações para atualizar o currículo escolar. Fizemos o possível e o impossível, muitas vezes trabalhando doze horas por dia. Por esses e outros motivos, esse não era o resultado esperado”, revelou a professora.
Segundo a secretária, os números do IDEB se contrapõem ao resultado de avaliações divulgadas anteriormente, como o PISA. “Os números vão de encontro ao último resultado do Programa Internacional de Avaliação da Educação (PISA), que avalia estudantes de 15 anos nas áreas de leitura, matemática e ciências e colocou o Rio Grande do Norte entre os 15 melhores do país, empatado com o Ceará. Essa mesma avaliação colocou o RN no terceiro lugar do país quando avaliados os cabeças da Matemática”.
Para a secretária Betania Ramalho, um dos caminhos para reverter esse quadro é a flexibilização do currículo, reunindo o conteúdo por áreas de conhecimento e a utilização de ferramentas que possam tornar o ensino mais interessante ao aluno. “Já percorremos um bom trajeto nessa direção, mas esse é um trabalho cujo resultado não aparece em curto prazo, pois não é possível repor o conteúdo que um aluno de Ensino Médio perdeu durante a vida inteira em apenas três anos. Os resultados devem aparecer nas próximas avaliações, quando o crescimento registrado no Ensino Fundamental do Estado chegar ao Médio”.

O RN fica em penúltimo no Ideb

A qualidade da educação referente ao ensino médio no Rio Grande do Norte ficou na penúltima colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2013. Em comparação a outros estados brasileiros, o RN atingiu um índice de 2.7, ficando em 24º lugar e empatando com o Mato Grosso e Pará. O dado é inferior ao último teste realizado no RN em 2011, no qual o ensino médio atingiu 2.8 e ficou menor do que a  meta estabelecida para o estado, que é 3.5. O levantamento foi divulgado na tarde de ontem (5) pelo Governo Federal. 



Sobre o resultado do Ideb no RN, a Secretária de Estado da Educação da Cultura  (SEEC), Betânia Ramalho afirmou que os índices negativos para o ensino médio eram esperados pelo Governo do Estado. Segundo a titular da pasta, das 290 escolas de ensino médio, apenas 50 participaram, o que representa um índice de 16,2% de participação. “Dentre estas 50, sete apresentam os piores índices de avaliação da rede e outras três se ausentaram do teste, o que também reflete no resultado. Essa não é uma desculpa, mas é algo importante a ser ressaltado”, disse. 

A secretária de educação também   ressaltou que a conjuntura da Educação, com a falta constante de professores em sala de aula e defasagem no foco no ensino e aprendizagem, tornam-se reflexo dos números negativos do Ideb. “Os professores desaparecem da sala de aula, seja por doença ou outros motivos. Falta adoção de uma política mais austera na coordenação das escolas, também faltam famílias comprometidas em reforçar o que é passado nas escolas”, explica. 

Outro fator apontado como agravante por Betânia Ramalho foi a migração gradativa de professores e alunos para a rede federal de ensino. “Os melhores alunos e professores foram transferidos da rede pública para federal. Isso causou muitos desequilíbrios. Há uma dificuldade na competição com rede federal, os professores encontram uma realidade completamente diferente, com salários melhores, além da dedicação exclusiva”, explica Betânia. Ela conclui: “uma solução seria a adesão de tempo integral nas escolas, essa é uma constatação antiga e evidente”.

As greves que ocorreram ao longo dos anos também foram um dos fatores indicados pela secretaria de educação como agravante para o resultado no Ideb. “As greves afetam neste resultado pois desmotivam os professores e alunos. Além e que a reposição dos conteúdos nunca acontece da maneira que deve ser”, afirma. 

Apesar da conjuntura negativa na Educação, Betânia Ramalho aponta que avanços e investimentos foram feitos para a melhoria no ensino em todos os níveis. “Quando assumimos a secretaria,  fomos remontar o caos deixado pelos 10 secretários em oito governos passados, já fizemos concursos para professores, adotamos uma política de melhora salarial, gratificações, e a infra-estrutura está se recompondo”, elenca. 


Créditos: Tribuna do Norte

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ideb fica abaixo da meta no ensino médio e no ciclo final do fundamental

Índice de qualidade no ensino fundamental foi de 4,2; meta era 4,4 pontos.
 
 
No ensino médio, país repetiu índice de 2011 (3,7), abaixo da meta de 3,9.


O Brasil superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2013 no ciclo inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano), mas ficou abaixo da meta projetada no ciclo final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação.

Nos anos iniciais, o Ideb registrado em 2013 foi de 5,2 pontos, acima do índice de 2011 (5,0) e acima também da meta projetada pelo MEC (4,9). Já nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb foi de 4,2 pontos, um índice levemente superior do alcançado na edição anterior (4,1), mas abaixo da meta de 4,4 esperada pelo governo federal.
No ensino médio, o Ideb registrado no país foi de 3,7 pontos, o mesmo registrado em 2011. O índice ficou abaixo da meta de 3,9 pontos projetadas pelo MEC para o ano de 2013.
Os índices reúnem as redes públicas (estadual e municipal) e privada.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.
Ensino fundamental
O Ideb mostra que 60% das redes públicas do Brasil estão abaixo da meta nos anos finais do fundamental. Considerando só as redes estaduais, só 41,8% dos estados atingiram a meta do Ideb 2013 nos anos finais do fundamental. Considerando só as redes municipais, só 35,8% delas atingiram a meta

No caso específico das redes estaduais, 75,7% dos municípios atingiram a meta. No caso das redes municipais, essa porcentagem foi de 69,7%.
No ensino fundamental, as redes estaduais com os melhores desempenhos nos anos iniciais (1º ao 5º ano) foram Minas Gerais e Paraná (6,2 pontos), Goiás (6,0), São Paulo e Santa Catarina (5,7). Apenas Roraima (3,6) e Acre (3,8) ficaram abaixo da média.
Nos anos finais (6º ao 9º) ano, os melhores índices foram de Minas Gerais (4,7), Goiás (4,5), Acre e São Paulo (4,4) e Mato Grosso (4,2). Noves redes estaduais ficaram abaixo da meta projetada: Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal.
Ensino médio
Considerando o Ideb total, que reúne as redes pública e privada, 23 estados ficaram abaixo da meta projetada para eles no índice. O únicos que ficaram acima da média foram Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás.

Se for contar apenas a rede estadual de ensino, que detém 80% das matrículas do país, apenas cinco estados estão acima da meta projetada para 2013 para o ensino médio: Amazonas, Piauí, Pernambuco, Goiás e Rio de Janeiro. Um estado igualou a meta: Mato Grosso do Sul. Os outros 20 estados mais o Distrito Federal ficaram abaixo da meta esperada.
Goiás obteve o melhor Ideb do ensino médio na rede estadual: 3,8 pontos. Em seguida estão São Paulo e Rio Grande do Sul (3,7); Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco (3,6). O pior índice foi de Alagoas, com 2,6 pontos.
Além disso, nove estados melhoraram o Ideb em relação a 2011 no ensino médio da rede estadual: Goiás (subiu de 3,6 para 3,8), Rio Grande do Sul (de 3,4 para 3,7), de Rio de Janeiro (de 3,2 para 3,6), Pernambuco (3,1 para 3,6), Rondônia (de 3,3 para 3,4), Espírito Santo (de 3,3 para 3,4), Distrito Federal (de 3,1 para 3,3), Piauí (de 2,9 para 3,0), Paraíba (de 2,9 para 3,0).
Acre e Alagoas repetiram o Ideb do ensino médio de 2011 (3,3 para ambos). E outras 16 redes estaduais pioraram a nota em relação ao índice anterior: São Paulo (caiu de 3,9 para 3,7); Santa Catarina (caiu de 4,0 para 3,6); Minas Gerais (caiu de 3,7 para 3,6); Paraná (3,7 para 3,6); Mato Grosso do Sul (caiu de 3,5 para 3,4); Ceará (caiu 3,4 para 3,3); Roraima (caiu de 3,5 para 3,2); Tocantins (caiu de 3,5 para 3,2); Amazonas (caiu de 3,4 para 3,0); Amapá (caiu de 3,0 para 2,9); Maranhão (caiu de 3,0 para 2,8); Bahia (caiu de 3,0 para 2,8); Sergipe (caiu de 2,9 para 2,8); Mato Grosso (caiu de 3,1 para 2,7); Pará (caiu 2,8 para 2,7) e Rio Grande do Norte (caiu de 2,8 para 2,7).
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, explicou o fato de o Ideb Brasil 2013 para o ensino médio ter se mantido estável em 3,7: “Por que ficou estável? Porque melhoramos um componente, melhoramos o componente de rendimento”, disse ele.
De acordo com os dados do governo, o indicador de rendimento (o cálculo da taxa de aprovação, de reprovação e de abandono) subiu de 0,80 para 0,82. Já a nota média padronizada mostra que o desempenho dos alunos na Prova Brasil, com uma queda de 4,57 para 4,44. A meta do Ideb Brasil para o ensino médio, porém, é 3,9.
Ensino particular também cai
Pela primeira vez desde que o Ministério da Educação passou a realizar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2005, a rede privada de ensino apresentou uma queda de desempenho.

O Ideb da rede privada para o ensino médio registrava 5,6 pontos em 2005, índice repetido em 2007 e 2009. Subiu para 5,7 pontos em 2011. E agora caiu para a pior marca da história: 5,4 pontos em 2013.
Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Ideb também caiu pela primeira vez. Vinha crescendo lentamente: 5,8 (2005 e 2007), 5,9 (2009) e 6,0 (2011). Agora, o índice voltou para 5,9 pontos.
O crescimento continua nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) ano: 5,9 (2005), 6,0 (2007, 6,4 (2009), 6,5 (2011) e 6,7 (2013).
Créditos: http://g1.globo.com/ 

Vila Pernabuco realizou Desfile Cívico com os Estudantes


A Escola Municipal Vila Pernambuco, dirigida pelas professoras Maria da Conceição e Juracir, realizaram hoje, juntamente com os monitores do Programa Mais Educação, o desfile cívico com os estudantes da referida Escola.

O desfile iniciou as 8 horas em frente a quadra de esportes, por trás da EEMVPE e percorreu as ruas da Vila Pernambuco. O cortejo foi guiado por dois estudantes a cavalo e por um carro de som que ia tocando hino nacional e o hino da Serra. 

Estavam presentes as professoras - Juracir (vice-diretora), a professora Franci e os monitores do Programa Mais Educação - Jackson André, Eronildes Filho e Zilmar da Silva. Muitos pais também acompanharam o desfile dos filhos.

O evento foi encerrado as 9 horas, na quadra de esportes com todos os estudantes e mestres cantando o hino nacional

O Blog parabeniza aos professores e monitores pela iniciativa.










Jogos 7 e 8 da I Copa de Futsal Talentos da Serra

Equipe do Vasco
Noite de Goleadas

Ontem, 04, as 19:30h, abriu a noite de goleadas as equipes do Real Madri e Gostosinho do Momento, onde o Gostosinho do Momento venceu o Real Madrid por 6x3. Os gols do Gostosinho do Momento foram marcados por Luan Apolônio (2 gols), Eliezer de Lima (2 gols), Ismael Tavares (1 gol) e José Felipe (1 gol). E os gols do Real Madrid foram  marcados por Janailson dos Santos, Thiago Araújo e Claudio Nascimento.

Equipe Gostosinho do Momento

Já a segunda partida, as 20:10, a equipe do Vasco deu um show de gols em cima da equipe do Muito Bacana. O placar saiu de 7X1 para o Vasco. Os gols da equipe vitoriosa foram marcados por Jeferson Alexandre (3 gols), Jeferson Souza (2 gols), Lindemberg Henrique (1 gol) e Jardenilson de Souza (1 gol),  Já o gol do Muito Bacana ficou por conta Daniel Nogueira.

Muito Bacana 1 x 7 Vasco
 
Ainda hoje, 5, sai a relação momentânea dos artilheiros dos primeiros jogos da 1ª fase, onde todas as equipes completaram uma rodada de jogos.


Real Madrid que perdeu de 6 x 3 para o Gostosinho do Momento
 

Também publicaremos no facebook, hoje, 5, a nova tabela atualizada. Pois, a partir da próxima terça-feira, 9, teremos três jogos por noite, iniciando as 19:30 h, o segundo jogo as 20:10 h e o terceiro jogo as 20:50 h.

 
Desde já, agradecemos aos voluntários que estão organizando a I Copa de Futsal Talentos da Serra, na arbitragem - Rafael Linhares e Cleitimar Galdino (Mulico) e na anotação das súmulas - Thiago Freitas Paulo Herick, Jackson André e Edna Moreno.

 
Lembramos ainda, que este evento esportivo conta com o PATROCÍNIO do vereador Moabe Soares e com o APOIO da Dinâmica Esportes, Livraria Independência, Posto MM Soares e da E E Pe José de Anchieta.  
 

Créditos: A Moabetes

 

Bienal abre neste sábado em SP

Evento de arte no parque do Ibirapuera vai até 7 de dezembro.
Curadores convocaram artistas para retratar conflitos do mundo atual.

 
Detalhe de obra sem título de Eder Oliveira, durante a montagem da 31ª Bienal de São Paulo no pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, Zona Sul da capital paulista (Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo
 
 
A 31ª Bienal de São Paulo começa neste sábado (6), no parque do Ibirapuera. A ideia dos curadores foi convidar artistas que retratassem conflitos do mundo de hoje. A mostra tem instalações, fotos, pinturas e filmes em que os artistas convidados expressam temas atuais.
Esta é uma Bienal que não evita assuntos polêmicos, como religião, sexualidade, feminismo.
“A 31ª Bienal se entende como eminentemente contemporânea, em diálogo com o presente: com a situação atual na cidade de São Paulo, com o Brasil, com a América do Sul, e, além do seu contexto imediato, com o mundo”, diz o material de divulgação.

O objetivo é “analisar diversas maneiras de gerar conflito, por isso muitos dos projetos têm em suas bases relações e confrontos não resolvidos: entre grupos diferentes, entre versões contraditórias da mesma história ou entre ideais incompatíveis”.

31ª Bienal de São Paulo
Quando: de 6 de setembro a 7 de dezembro
Horários de visitação: terça, quinta, sexta, domingo e feriados: das 9h às 19h; quarta e sábado: das 9h às 22h; fechado às segundas
Onde: Pavilhão da Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, parque do Ibirapuera
Quanto: de graça

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pau dos Ferros realiza feira de ciências

A 4ª edição da Feira Regional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da 15ª DIRED (Pau dos Ferros), acontece nesta quarta-feira (3), das 15 às 22 horas, no espaço da Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Pau dos Ferros. O evento conta com 40 projetos de iniciação científica, com a participação de 18 professores orientadores e 119 alunos pesquisadores do ensino médio, de 13 escolas públicas da região. 
Cada professor pode orientar mais de um projeto, envolvendo diversas áreas do conhecimento. A feira estará aberta para visitação e a entrada é franca. Durante a exposição, os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora e poderão se inscrever na 4ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que acontecerá em Mossoró, no período de 5 a 7 de novembro próximo. Os melhores projetos ganharão bolsas de estudo e o ícone Júnior e poderão, ainda, concorrer à vaga para participar da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que acontece todos os anos nas dependências da Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (Poli-USP). 
A feira faz parte do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.  Numa primeira etapa visa despertar no estudante do ensino médio, a curiosidade científica e expor um projeto nas mais diversas áreas do conhecimento, usando o método científico. Em segundo lugar, participar da 3ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, em Mossoró.

EEPJA Ralizou II Festival de Atletismo

 
A E E Pe José de Anchieta, realizou na última sexta-feira 29, o II Festival de Atletismo. Os estudantes atletas participaram de três provas: salto a distância, resistência e velocidade nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) e nos gêneros masculino e feminino.

A equipe organizadora - professores: Huguinelson Régis, Claudécio Santos e Roberto de Araujo, liderados pela direção escolar, reuniu ontem, 2, os campeões e entregou as medalhas - ouro, prata e bronze para todas as modalidades e categorias atléticas. O primeiro lugar também foi contemplado para disputar em Natal, na fase estadual do atletismo escolar, representando a EEPJA.


"São momentos descontraídos como este, que ensinamos aos nossos alunos valores, como responsabilidade e companheirismo além da disciplina e a objetividade dos mesmos. Os alunos campeões representarão a nossa Escola e a nossa cidade em Natal", comentou o diretor da EEPJA, Prof. Raimundo Monteiro. 

Na prova salto a distância na categoria infantil masculino, o campeão foi Mário Breno com 4,49 m; o vice-campeão: Djanilson Joab com 4,3 m e em terceiro lugar: Iranildo Nogueira com 4,25 m.
 

Mário Breno - 1º lugar e Iranildo Nogueira - 3º lugar

Na prova de resistência - 1000 m, na categoria infantil masculino os campeões foram: Lucas Matheus, 1º lugar com 3'07"; em segundo lugar, Wandson Thiago com 3'10" e em terceiro,  com Francisco Carlos com 3'15".
 

Francisco Carlos - 3º lugar, Lucas Matheus - 1º lugar e Wandson Thiago - 2º lugar


Na prova de velocidade - 75 m, na categoria infantil masculino os campeões foram: Lucas Matheus, 1º lugar com 7"86; em segundo lugar, Wandson Thiago com 7"90 e em terceiro,  Iranildo Nogueira com 8"05".


Prof. Claudécio Santos, Wandson Thiago, Lucas Matheus, Iranildo Nogueira e Prof. Raimundo Monteiro


Na prova salto a distância na categoria juvenil masculino, o campeão foi João Marcos com 4,85 m; o vice-campeão: Celson Italo com 4,75 m e em terceiro lugar: Railton Ferreira com 4,60 m.


Celso Italo - 2º lugar; João Marcos - 1º lugar e Prof. Raimundo Monteiro (diretora da EEPJA0

Na prova da resistência - 3000 m, na categoria juvenil masculino, o campeão foi Victor Jeimson com 9'56", o vice-campeão Elenilson Henrique com '11"12 e e 3º lugar, Yuri Feitoza com 13'27".

Paulo Herick entregando a medalha a Yuri Feitoza - 3º lugar

Na prova de velocidade - 100 m, na categoria juvenil masculino os campeões foram: João Marcos, 1º lugar com 13"35; em segundo lugar, Celso Italo com 13"50 e em terceiro,  Denilson Medeiros com 13"55".

Prof. Roberto, Denilson - 3º lugar; João Marcos - 1º lugar; Celso - 2º lugar e Prof. Claudécio

Na prova de velocidade - 100 m, na categoria juvenil feminino a campeã: Fabíola Tatiane com 19'06".
Prof Claudécio, Fabíola Tatiane - 1º lugar e Prof. Raimundo Monteiro

Caicó recebe Encontro Estadual de Geografia

O Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Caicó, unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sedia, de 9 a 12 de setembro, o XXI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (EGEORN). O evento é promovido pelo Departamento de Geografia do CERES e tem como tema central “Ordenamento territorial do Rio Grande do Norte: Desafios e perspectivas”. As inscrições para o encontro devem ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no endereçoeletrônico http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf, e destinam-se a estudantes dos cursos de Geografia e de áreas afins da UFRN, além de toda a comunidade geógrafa do Rio Grande do Norte e de outros estados. O EGEORN é realizado anualmente desde 1999. Os encontros abordam questões teóricas da Geografia e problemáticas relacionadas à realidade potiguar. Nesta edição acontecem palestras e mesas-redondas com temas como “Vulnerabilidades e riscos ambientais nas cidades e no meio rural do RN” e “Ordenamento territorial e agronegócio no Oeste Potiguar”. Para mais informações, interessados devem entrar em contato com o coordenador do evento, Marco Tulio Mendonça Diniz, pelo e-mail: tuliogeografia@gmail.com. A programação completa encontra-se disponível no SIGAA.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Os Campeões do II Festival de Atletismo da EEPJA


A E E Pe José de Anchieta, realizou na última sexta-feira, o II Festival de Atletismo. O Festival promoveu três provas: Salto a distância, resistência e velocidade para os estudantes nas categorias infantil (12 a 14) e juvenil (15 a 17) nos gêneros masculino e feminino.

Hoje a equipe organizadora liderada pela direção, reunião os campeões e entregou as medalhas - ouro, prata e bronze para toda as modalidades atléticas. O primeiro lugar foi contemplado para disputar em Natal, na fase estadual do atletismo escolar, representando a nossa Escola.

"São momentos descontraídos como este, que ensinamos aos nossos alunos valores, como responsabilidade e companheirismo além da disciplina e a objetividade dos mesmos. Os alunos campeões representarão a nossa Escola e a nossa cidade em Natal", comentou o diretor da EEPJA, Prof. Raimundo Monteiro. 

Vamos aos Campeões:

Mário Breno e Iranildo Lucena


Prova: Salto a Distância       Sexo: (M) Faixa Etária: 12 a 14 anos (infantil)

Atleta
Data de Nascimento
Marca(m)
Classificação
03
Iranildo Nogueira Lucena
06/04/2000
4,25
3º lugar
15
Dejanilson Joab Alves da Silva
06/05/2000
4,30
2º lugar
17
Mario Breno Cesar Moura
07/10/2001
4,49
1º lugar

          
Francisco Carlos, Lucas Matheus e Wandson Thiago

 Prova: 1000m     Sexo: (M)Faixa Etária: 12 a 14 anos (infantil)

Atleta
Data de Nascimento
Tempo(s)
Classificação
06
Francisco carlos A. Saraiva
18/09/2001
3’15”
3º lugar
11
Wanderson Tiago Silva Araújo
04/01/2000
3’10”
2º lugar
12
Lucas Matheus de Souza Moura
07/03/2000
3’07”
1º lugar

Prof. Claudécio, Wandson Thiago, Lucas Matheus, Iran

Prova: 75m         Sexo: (M)Faixa Etária: 12 a 14 anos (infantil)

Atleta
Data de Nascimento
Tempo(s)
Classificação
03
Iranildo Nogueira Lucena
06/04/2000
7”90
3º lugar
11
Wanderson Tiago Silva Araújo
04/01/2000
8”05
2º lugar
12
Lucas Matheus de Souza Moura
07/03/2000
7”86
1º lugar

 
Celso Ítalo, João Marcos e o Dir. Raimundo Monteiro

Prova: Salto a Distância       Sexo: (M)Faixa Etária: 15 a 17 (juvenil)

Atleta
Data de Nascimento
Marca(m)
Classificação
15
Railton Ferreira
25/05/1998
4,60
3º lugar
06
Celso Italo Dantas da Silva
27/08/1997
4,75
2º lugar
07
João Marcos Alves de Oliveira
09/09/1998
4,85
1º lugar

           
Paulo Herick e Yuri Feitoza

Prova: 3000m     Sexo: (M)Faixa Etária: 15 a 17 anos (juvenil)

Atleta
Data de Nascimento
Tempo(s)
Classificação
11
Yuri da Silva Feitoza
05/12/1996
13’27”
3º lugar
12
Elenilson Henrique Fonseca
11/09/1996
11’12”
2º lugar
09
Victor Jeimisso R. de Almeida
15/02/1999
9’56”
1º lugar

Prof. Roberto, Denilson Silva, João Marcos, Celso Italo e Prof. Claudécio

 Prova: 100m       Sexo: (M)Faixa Etária: 15 a 17 anos (juvenil)

Atleta
Data de Nascimento
Marca(m)
Classificação
04
Denilson da Silva Medeiros
29/07/1997
13”55
3º lugar
07
Celso Italo Dantas da Silva
27/08/1997
13”50
2º lugar
08
João Marcos Alves de Oliveira
09/09/1998
13”35
1º lugar

 
Prof. Claudécio, Fabíola e o Dir. Raimundo Monteiro

Prova: 100m       Sexo: (F)Faixa Etária: 15 a 17 anos (juvenil)

Atleta
Data de Nascimento
Marca(m)
Classificação
01
Fabíola Tatiane Pereira de Lima
18/12/1997
19”06
1} lugar