sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Falta 1 dia para o Enem: veja 10 dicas para não estragar a sua prova

Esquecer documentos e chegar atrasado são erros comuns dos candidatos. Caneta azul e 'selfies' entram nas proibições do exame.

 O grande dia está muito próximo. Com mais de 8,7 milhões de inscritos, jovens e adultos de todo o país irão prestar o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado nesse sábado e domingo (8 e 9 de novembro). É a oportunidade para muita gente conseguir uma boa nota na prova para disputar vaga em universidades, ou ainda conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.


Mas, no último minuto, um documento esquecido em casa, a escolha errada de caneta, uma noite mal dormida ou, pior, fazer um "selfie" dentro da sala de provas, mesmo antes de receber o caderno de questões, podem acabar com um ano inteiro de preparação.
Para evitar isso, o G1 separou 10 dicas rápidas para não estragar seu Enem, de forma que o candidato possa se preparar na véspera na prova com tranquilidade e não deixe que o desespero e a correria acabem fazendo com que um “aprovado” se torne um “atrasado” ou “eliminado”. Veja abaixo:

Horário
Acorde com antecedência para sair com calma de casa, para que haja uma margem de erro caso haja problemas no percurso. E mais importante: preste muita atenção nas recomendações do MEC a respeito do horário de fechamento dos portões e início da prova. Estados que não estão no horário de verão e possuem fusos diferentes precisam se orientar de acordo com as 13h no horário de Brasília.

Documentos
Um dia antes, deixe separado tudo que será necessário no dia seguinte, para que não haja correria na manhã do exame. Os itens imprescindíveis são a caneta preta, de corpo transparente, e um documento oficial com foto. Atenção: documentos em mal estado ou sem foto não serão aceitos. No site do Enem, há uma relação com todos os documentos que serão aceitos pelos fiscais. Em caso de roubo ou furto, o candidato pode levar o boletim de ocorrência atestando a ausência dos documentos.

Local de prova
O INEP já divulgou aos candidatos os locais onde as provas serão realizadas. E o dia da prova não é o ideal para descobrir qual é ou onde fica a escola ou faculdade onde será realizado o exame. Visite o local com antecedência e calcule quanto tempo é necessário para chegar até lá. Além disso, saia com tranquilidade, já que trânsito não é desculpa para entrar após o horário.
  
Caneta preta
Esqueça lápis, lapiseira, borracha ou caneta azul. De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Mas não é qualquer uma não: elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta.

Adereços

Aproveite o dia do exame para oxigenar suas belas madeixas e deixe o boné em casa, assim como outros itens de chapelaria como gorros e toucas, que são proibidos no dia do exame. Outra coisa importante é a respeito de relógios, que também não podem ser utilizados pelo candidato na hora da prova.

Comidas pesadas
Comer aquela feijoada maravilhosa na noite anterior, aproveitar um super café da manhã com ovos e bacon, e devorar um churrasco grego antes de entrar para fazer o Enem podem ser a receita perfeita para tirar nota 10 em dor de barriga. Faça refeições equilibradas antes do exame e leve para a sala de prova água e um lanche leve, como barra de cereais e chocolate.

Não estude na véspera
Depois de meses se preparando para o exame, enfiar a cara nos livros e estudar horas a fio poucas horas antes do exame não é uma boa receita. Além de aumentar a ansiedade, isso pode acabar tirando horas preciosas de sono e descanso, que podem fazer a diferença no momento da prova.

Durma bem
A véspera da prova não é o momento certo para assistir àquela maratona de séries ou passar a noite em claro jogando com os amigos, mesmo que seja para relaxar. Durma cedo, na véspera das duas provas, para conseguir acordar bem para enfrentar a bateria de perguntas que vem pela frente.

Relaxe e divirta-se na véspera
Use o tempo da véspera para fazer atividades prazerosas como ler, jogar videogames, ou sair  com os amigos - sem exagerar e voltar tarde, claro. Como o ano foi bastante puxado na rotina de estudos, e todo conteúdo já está fixado, dê essa folga a você mesmo e vá bastante tranquilo na hora de responder as questões.

Nada de selfies
Fazer tudo direitinho o ano todo e ser eliminado porque fez uma selfie na sala de prova é marcar muita bobeira, certo? Tirar fotos - seja da prova, do cartão de respostas ou de si mesmo dentro da sala - acarreta em eliminação do Enem, e o MEC faz monitoramento de redes sociais para encontrar candidatos que estão burlando as regras. Se estiver com o celular, coloque o aparelho dentro da sacola, embaixo da carteira, e se preocupe apenas com o gabarito.

Créditos: http://g1.globo.com/

PSG É O CAMPEÃO DA I COPA DE FUTSAL TALENTOS DA SERRA

PSG - CAMPEÃO DA I COPA DE FUTSAL TALENTOS DA SERRA
Foi sofrido, suado, catimbado, chorado, mas o PSG conseguiu, na noite de ontem, 6,  ser o primeiro campeão da I Copa de Futsal Talentos da Serra em cima do Vasco. Jeferson Souza empatou a partida pelo Vasco já quase no final do segundo tempo levando a decisão para os pênaltis.

O Vasco abriu o placar no segundo minuto do primeiro tempo com o gol de Manoel Cirino (Noel), e ele logo faz o segundo gol deixando a partida de 2x0 para o Vasco. O PSG reage e empata  o jogo com dois gols de Jhonantan Souza (Paraguai). No segundo tempo Randerson Lima faz o terceiro gol do Vasco que permanece na vantagem por pouco tempo, pois, Paulo Sérgio empata a partida e Pedro Paulo vira o jogo. E já quase no final Jeferson Souza empata o confronto e leva a decisão para os pênaltis.

O PSG escalou para os pênaltis - Andriely Lima (10), Jhonantan Souza (07) e Pedro Paulo (10) - Todos bateram bem e forte e marcaram positivo em cima do adversário.

O Vasco selecionou para os pênaltis - Lindeberg Bezerra (13), Douglas Gomes (01) e Randerson Lima (09) - Bateram os pênaltis e fizeram gols Lindeberg Bezerra e Douglas Gomes. E para tristeza do Vasco e Alegria do PSG,  Randerson Lima bate em cima do goleiro Max Silva que cai com a bola encaixada no peito e faz a festa para delírio da sua equipe e torcida, garantindo assim o título de campeão ao PSG da I Copa de Futsal Talentos da Serra.

Parabenizamos
Campeão - PSG
Vice-Campeão - Vasco
3º lugar - Galatasaray

Parabenizamos ao artilheiro Jeferson Barros (Jefinho Muleke) pela conquista da artilharia com 18 gols. 

Parabenizamos ao goleiro campeão Max Silva pelo título e pelo pênalti que defendeu garantindo o campeonato para sua equipe o PSG.

O Campeonato
A I Copa de Futsal Talentos da Serra foi idealizada por um grupo de voluntários - Prof. Roberto de Araujo, Profª Edna Moreno, Monitores do Mais Educação Jackson André e Mulico Costa, o estudante de educação física Thiago Freitas e o desportista Rafael Linhares.

Esta copa foi realizada voltada para os estudantes das E E Pe José de Anchieta - Unidade de Ensino da Vila Paraná e Rio Grande do Norte e da E Mun. Vila Rio Grande do Norte. E incluía nas equipes 30% de ex-estudantes das referidas escolas como forma de valorizar os alunos que já passaram por esta entidade

Patrocínio
O Campeonato teve toda a sua premiação - Troféus e medalhas para campeão, vice-campeão e 3º lugar, goleiro campeão e artilheiro - patrocinado pelo vereador Moabe Soares.
 
Apoios
A I Copa de Futsal Talentos da Serra foi apoiado pela E E Pe José de Anchieta, Livraria Independência, Dinâmica Esportes e Posto MM Soares.

Agradecimentos
Reiteramos os nosso sinceros agradecimentos as equipes que participaram deste campeonato, aos torcedores, aos voluntários que surgiram no decorrer da copa, aos apoiadores, ao patrocinador oficial e a equipe voluntária que não mediu esforços para fazer acontecer este evento esportivo. O nosso muito obrigado a todos.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vasco e PSG disputam hoje o título da Campeão da I Copa Talentos da Serra

Quem será o campeão? Na verdade, todos podem se sentir campeão.

Hoje, 06, as 19:30 h, na quadra de esportes da Vila Brasília, o Vasco, equipe liderada por Douglas Gomes enfrentará o PSG de Paulo Sérgio. Esperamos um grande show do futsal, boa sorte as equipes!!!

Vejamos abaixo o artilheiro Jefinho Muleke falando sobre o clássico de hoje. O mesmo está com dois cartões amarelo, e pelo regulamento não pode participar da final, que é uma pena, mas vai ficar na torcida pelo seu time.
 
 
Já Paulo Sérgio, atleta do PSG, faz um convite aos estudantes e desportistas para assistir a grande final da I Copa de Futsal Talentos da Serra. O PSG não disputou a semifinal, pois as equipes que disputariam com eles jogaram a última partida de forma irregular.
  
 
Quem levantará este troféu? Aguardamos?

EEPJA recebe Kits de Equipamentos para a Bilblioteca Prof. Cortez Pereira


A Biblioteca Prof. Cortez Pereira da E E Pe José de Anchieta é uma das 15 bibliotecas do Estado do Rio Grande do Norte, que recebeu em 2014 o kit de equipamentos para a biblioteca. No kit veio 6 estantes, 5 mesas com 30 cadeiras, uma mesa para computador, 2 birôs com cadeiras giratórias, 30 bibliocantos e um revisteiro.

Estiveram ontem, 5 e hoje, 6, uma equipe da Secretaria  do Estado da Educação formado por Geruza Câmara, Iris Pinto, Graça Silva, Marcos Brito e a técnica da 12ª Dired - Auxilidora Teixeira.
Estiveram participando da arrumação da biblioteca as regentes de bibliotecas - Aldneice Fagundes, Maria Neuma e Neci Roseno.

Os gestores, professores Raimundo Monteiro e Ana Paula Dantas deram todo o suporte necessário para equipe que cuidou da biblioteca Prof. Cortez Pereira por estes dois dias. 





Vasco conquista nos pênaltis vaga para a final

A I Copa de Futsal Talentos da Serra chega a sua final amanhã, quinta-feira, 06, as 19:30 h na Quadra de Esportes ao lado da EEPJA.

Estão na final as equipes Vasco e PSG. O PSG deveria ter jogado ontem, 04, com a equipe Jovens Salvos por Cristo da Vila Piauí, mas a equipe foi punida pelo fato de jogar com quatro jogadores 'estourados', o regulamento só permite três inscritos e dois em quadra. Automaticamente, a equipe Bayer de Munique ganharia a partida por WxO, conforme o regulamento, mas o Bayer de Munique jogou com três jogadores 'estourados' ao mesmo tempo em quadra, assim sendo, o PSG não disputou a semi-final e foi classificado direto para a final e jogará com o ganhador da partida entre Vasco e Galatasaray.

A partida entre os semifinalistas Vasco e Galatasaray foi um jogo a altura de decisão final do campeonato, duas equipes muito boas e com artilheiros, os atletas marcaram bem seus adversários e a partida foi empatada de 0x0 e decidida nos pênaltis.

Nos pênaltis - O Vasco fez seus três gols com Jeferson Barros (Jefinho Muleke), Douglas Gomes e Manoel Cirino. O Galatasaray escalou para os pênaltis Pedro, Kiko e Josué, Pedro e Kiko perderam os pênaltis, o primeiro foi  na trave e o segundo o goleiro Douglas Gomes defendeu, classificando sua equipe para a final e deixando o Galatasary fora.

O Galatasaray é o 3º lugar da I Copa de Futsal Talentos da Serra, já que não tem outra equipe para disputar o 3º lugar.

Disputa o título de campeão o PSG e Vasco amanhã, 06. O jogo promete ser um grande espetáculo de futsal, lembramos que o artilheiro Jeferson Barros (Jefinho Muleke) não jogará na final, pois está com 2 cartões amarelos.

Desejamos as equipes boa sorte e um bom futebol!

Queremos agradecer aos membros da equipe organizadora deste evento esportivo - Jackson André, Mulico Costa, Rafael Linhares, Edna Moreno, Thiago Freitas e Roberto de Araujo. A todos que de forma voluntária tem planejado e colocado em execução esse campeonato com os estudantes das Escolas Estadual e Municipal. 

Agradecemos de forma especial ao vereador Moabe Soares, que desde o início vem nos apoiando e incentivando nesta atividade esportiva com a juventude. O vereador é o patrocinador oficial da premiação deste campeonato. Somos gratos pelo APOIO da E E Pe José de Anchieta, Dinâmica Esportes, Livraria Independência e o Posto MM Soares.  
 

'Cantar é mais fácil', diz participante do 'The Voice' que vai fazer o Enem

Nonô Lellis, de 17 anos, quer estudar música; ela fará o Enem como treineira (Foto: Flavio Moraes/ G1)

Dos sonhos de infância que incluíam ser domadora de tigre branco, bombeira ou cantora, Noêmia Lellis, de 17 anos, optou cantar. Atualmente cursa o ensino médio, se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fará como treineira, e participa do programa “The Voice Brasil”, exibido pela TV Globo às quintas-feiras. Ela foi classificada na primeira fase, a audiência às cegas, e está na segunda etapa na competição, no time de Claudia Leitte.
 
Nonô, como é conhecida, herdou o nome e apelido da bisavó, e canta desde os 6 anos. Entre subir ao palco para se apresentar e encarar uma prova, ela treme mais as pernas na avaliação escolar. “A ansiedade de subir no palco é maior, mas depois que subo fico tranquila e me solto. Quando vou fazer prova fico bem nervosa, mesmo tendo estudado muito. Vai ser assim no Enem. Cantar é mais fácil do que fazer prova.”
 
A adolescente quer fazer faculdade de música e seguir como cantora profissional, por isso não relaxa nos estudos – até porque o Colégio São Luís, da rede particular em São Paulo, exige dedicação.
A expectativa da estudante com o Enem é se acostumar ao estilo de exame e preparar o psicológico, apesar de a escola aplicar várias provas neste mesmo modelo. Ela sabe que no próximo ano, quando estará no terceiro do ensino médio, a vida será ainda mais corrida. “Mas vai dar para conciliar e vai valer a pena.”
 
Nonô perdeu alguns dias de aulas e provas por conta da gravação do programa no Rio de Janeiro, mas fez as avaliações substitutivas. Ela conta que como tem menos de 18 anos, a direção do “The Voice” tem contato direto com a coordenação da escola para que as ausências não a prejudiquem. A agenda lotada, que inclui ainda as aulas de canto, fez com que Nonô ficasse mais focada.
 
“Quando sento para estudar, tenho de estudar. Mas está dando para levar tranquilo, meu namorado copia a matéria para mim, depois corro atrás”, diz. O namorado João Pedro está na mesma sala que ela. “Sento na primeira cadeira, presto atenção na aulas, estudo pra caramba”, afirma, embora admitida que física não é seu forte.
 
No ano que vem, além do Enem, Nonô vai prestar o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), onde pretende cursar música. É lá que os irmãos estudam letras e economia. A única pessoa da família que enveredou para as artes é um tio que dá aulas de música na Inglaterra. Ela canta desde os 6 anos. Aos 10, postou seu primeiro vídeo cantando no Youtube e se surpreendeu com a repercussão. Foi postando outros em redes sociais. Aos 15, gravou dois clipes cantando hits de Demi Lovato e One Direction. Sempre com o apoio dos pais.
 
“Quero aprender mais e viver de música, meus pais sempre me apoiam muito. Sem esse apoio não seria possível.” Ela lembra que a carreira musical exige muito estudo. “Muita gente acha que cantar e só acompanhar um violão, mas é preciso aquecer a voz, estudar, além de aprender a parte teórica.”
 
Fama
Apenas uma aparição na TV fez com que Nonô aumentasse a fama que era restrita à escola e à internet. O número de seguidores nas redes sociais triplicou, recebeu até pedidos de casamento para o desespero do namorado. Nascida no Rio, embora more em São Paulo, ela diz que é reconhecida nas ruas, dá autógrafos e aproveita a projeção. “A abrangência do programa é muito grande, as pessoas vêm falar comigo, é muito legal.”
 
Fora a carreira de cantora, a adolescente tem uma vida igual a das outras meninas de sua idade. Teme ficar de recuperação em algumas disciplinas na escola, não gosta muito de balada, mas vai ao cinema, joga videogame e lê séries teens como “Harry Potter” e “Jogos Vorazes.”

Crédeitos: http://g1.globo.com/

Resolução do Contran torna obrigatório itens em transporte escolar a partir de janeiro

OBRIGATÓRIO

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União, torna obrigatório o uso de espelhos retrovisores, câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente nos veículos destinados ao transporte escolar (categorias M1, M2 e M3). 

A medida tem o objetivo de oferecer ao motorista visão completa do entorno do veículo no momento de embarque e desembarque dos passageiros. 

A partir de 1° de janeiro de 2016, todos os veículos destinados ao transporte escolar fabricados no país ou importados devem cumprir os requisitos da resolução. Os fabricados ou importados antes de 1° de janeiro de 2016 terão até 1° de janeiro de 2018 para adequação. A determinação está na Resolução n° 504, de 29 de outubro de 2014. 

De acordo com o texto, as modificações destinadas a atender esses requisitos não serão consideradas alterações de características.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Inscrições para vestibular da UERN terminam na quinta (06)

O prazo das inscrições no vestibular da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) segue termina na quinta-feira, 06 de novembro. A solicitação de inscrição no PSV 2015 deverá ser efetuada, exclusivamente, VIA INTERNET, acessando o portal da UERN (www.uern.br) ou o endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve), no qual estarão disponíveis o edital do PSV 2015 e o Formulário de Inscrição.
A taxa é de R$ 110,00, a mesma do vestibular passado. Este será o último ano que a UERN utiliza o PSV como forma de ingresso. Com a adoção do sistema misto, aprovado pelo CONSEPE, serão destinadas 865 vagas pelo PSV, o que representa 40% do total de vagas iniciais (2.184) ofertadas para 2015. Os outros 60% das vagas vão ser pelo ENEM/SiSU. As provas PSVI serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro. Já o ENEM será nos dias 8 e 9 de novembro, seguindo cronograma do Ministério da Educação (MEC).

Chocolate faz bem a memória

Uma deliciosa dica da ciência: comer chocolate diariamente pode melhorar sua memória – e combater a demência na velhice. Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, convidaram 37 pessoas, entre 50 e 69 anos, para ingerir uma quantidade diária de um dos componentes do cacau, o flavanol, por três meses. Metade recebeu uma concentração grande (900mg de flavanol), já a outra turma ganhou uma dose menor (10 mg). Enquanto tinham os cérebros escaneados, todos os participantes fizeram testes de memória, antes e depois dos 90 dias de dieta.
Após a ingestão diária de altas doses de flavanol, os participantes se saíam bem melhor nos jogos de memória. É que as atividades numa região específica do hipocampo (giro dentado), que tem um papel importante na memória, aumentaram nesse grupo de participantes. Ainda não se sabe as razões, mas o flavanol consegue melhorar as conexões nessa região do cérebro.
E os efeitos não são pequenos. “Se um participante tinha uma memória típica de alguém de 60 anos no começo do estudo, depois dos três meses, aquela pessoa conseguia alcançar a memória de um adulto de 30 ou 40 anos”, explica Scott Small, um dos autores da pesquisa. O único problema é que uma barra normal de chocolate não tem uma quantidade tão grande assim de flavanol. Mas de pouquinho em pouquinho deve dar algum resultado.

Ponta do Seixas está desabando em João Pessoa/PB

A Ponta dos Seixas é o ponto mais oriental do continente americano e da parte continental do Brasil. Localiza-se na parte leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a quatorze quilômetros do centro da cidade e a três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco. A prefeitura municipal decretou situação de Emergência da Barreira de Cabo Branco, pois as falecias naquela região começam a ceder, inclusive ameaçando o farol que simboliza a sua posição geográfica. O Poder Público também estude suspender o acesso de veículos ao local.