sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Confraternização do Dia dos Pais na Creche Djaine Karla


A Creche Djaine Karla administrada pelas professoras Valéria Kellen e Ceição Nogueira ofereceram hoje ao meio dia um almoço em homenagem aos pais dos estudantes daquela instituição escolar.
Além do almoço também houver várias dinâmicas de socializações com os pais, sorteios de brindes e presentes.

Estiveram presentes além dos pais das crianças, o prefeito da cidade, Fábio Bezerra, o vereador Kerginaldo, o ex-vereador Negão, a secretária adjunta, Josenilda Andrade, os gestores da E E Pe José de Anchieta, Raimundo e Ana Paula.

A diretora contou com a equipe de professores e pedagógica, além da equipe de apoio para oferecer uma confraternização brilhante aos pais.

Registramos nosso parabéns aos pais que participaram da festa e a equipe gestora/pedagógica pela homenagem aos pais.

Prof. Roberto, Prof.ª Ana Paula, Prof. Raimundo e o Pref. Fábio Bezerra

Equipe de Professores da Crehe Djaine Karla

Confraternização: Almoço em hoomenagens aos pais

Iniciou ontem o Curso Noções Básicas de Direito


O Curso Noções Básicas de Direito chega a sua 3ª edição. Este trabalho é fruto de uma parceria entre a Escola Estadual Padre José de Anchieta - EEPJA, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo ao Município de Serra do Mel - ACAYAU e o Escritório de Advocacia Dr. Aldo Araújo.

O curso é voltado para os estudantes do Ensino Médio da EEPJA, que visa trazer conhecimentos sobre os direitos civis, do consumidor, políticos e deveres do cidadão, uma noção básica sobre o direito e tem também a finalidade de identificar os jovens estudantes que tenha aptdão para seguir a carreira profissional do direito.

As aulas são ministradas pelo professor, Dr. Aldo Araújo, durante o período de oito semanas, todas as quinta-feiras, das 19 as 21 h, na sala 13 da E E Pe José de Anchieta.

"Mim sinto grato por fazer parte desta parceria, como ACAYAU e EEPJA, agradeço desde já ao amigo Dr. Aldo Araújo, pela disponibilidade em contribuir de forma voluntária para o enriquecimento de conhecimentos dos nossos jovens estudantes. Aos estudantes desejo boa sorte e boas aulas! E aproveitem a oportunidade." Prof. Roberto de Araujo.


5ª Rodada da II Copa de Futsal Talentos da Serra

Iniciamos ontem as 19:10 a primeira partida com Kbayashi e Unidos da Vila da 5ª rodada da II Copa de Futsal Talentos da Serra. 


Koabayashi 9x3 Unidos da Vila
O Kobayashi, equipe formada basicamentes por estudantes da Vila Pernambuco venceu o Unidos da Vila or 9x3. Os gols da equipe vitoriosa foram três de Sávio Zacarias, três de Gildeony e Paulo Henrique, Davi Gustavo e Claudio Nobre, marcaram um gol,cada. Já os gols da equipe derrotada foram dois Janerson da Silva e um de Jonanthas Silva, o gol mais bonito desta Copa de Futsal. O Unidos da Vila vem  numa péssima campanha, pois foi derrotada nos três confrontos.

Juventus 6x5 Rio Grande do Norte
Juventus e Rio Grande do Norte fizeram a partida mais bem disputada da rodada de ontem. Apesar do Juventus ser visto como favorito sob o adversário, o confronto foi apertado, lembrando também que o Juventus entrou sem reservas, pois faltaram Jeferson André e Diego Augusto, o goleiro Max foi para a linha e acabou sendo expulso, o Juventus terminou a partida com um a menos, já que estava sem sem reserva, mas, mesmo assim, venceu a partida por 6x5. Os gols do Rio Grande do Norte foram três de Mizael Pereira, um de Jardel e ouro de Joseph Pinheiro. Os gols da equipe vencedora foram  quatro de Diego Medeiros e dois de Pedro Paulo (Pedrinho).

A última partida foi o confronto entre Top Seven e Blackaut EC. O Top Seven venceu o time Jeferson Emanuel por 7x1. Os gols do time vitorioso foram dois Francisco Francimar (Cimar), dois de Andriely Lima e Rogério Filho, Felipe Santos e Eliezer Lima marcaram um gol, cada.

Top seven 7x1 Blackaut EC

A II Copa de Futsal Talentos da Serra é organizada e promovida pela E E Pe José de Anchieta em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo ao município de Serra do Mel. A comissão é formada pelos desportistas Rafael Linhares, Mulico Costa e Renan Potiguar sob a a liderança do prof. Roberto de Araujo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

RN tem apenas uma escola entre as 100 melhores do país no Enem 2014

Este é o 4º ano que o Colégio Ciências Aplicadas tem a melhor média do Enem (Foto: Gabriela Barreto)
O Rio Grande do Norte tem apenas uma escola entre as 100 instituições com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O Colégio Ciências Aplicadas, localizado emNatal, ficou na 75ª posição no ranking nacional. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (5) as notas por escola da edição do ano passado do Enem. Com base nesses dados, o G1 fez um levantamento com o ranking das escolas. Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.
O Colégio Ciências Aplicadas obteve média 670 na prova objetiva e 779,47 na redação. Esse é o quarto ano consecutivo que o Ciências Aplicadas obtém as melhores notas no Enem no RN. A segunda colocada no estado foi o Centro de Educação Integrada (Cei) que ficou na 169ª posição com média 648,55 na objetiva e 772,52 na redação.
Das dez melhores escolas do Rio Grande do Norte, de acordo com o resultado do Enem 2014, apenas duas são da rede pública: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Mossoró, que ocupa a 882ª posição no ranking nacional, e o IFRN campus central de Natal, que ocupa a 1022ª no ranking nacional.
A melhor entre as escolas públicas estaduais do RN aparece na posição 5.850 no ranking nacional e 81 no ranking estadual. É a Escola Estadual Santos Dumont, de Parnamirim, na Grande Natal.
Os dados trazem as médias dos alunos de cada escola em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação.
A escola que ficou na pior colocação no ranking do Rio Grande do Norte foi a Escola Estadual Apolinária Jales, que fica no município de Messias Targino, na região Oeste do RN. A escola obteve média 420,71 nas prova objetiva e 275,86 na redação. No ranking nacional a escola ficou na posição 15.638.
Confira as dez escolas do RN com as melhores médias no ENEM:
1. Colégio Ciências Aplicadas
2. Centro de Educação Integrada Ltda - Matriz
3. Colégio Marista de Natal
4. Centro de Educação Integrada Mais Ltda
5. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) - Campus Mossoró
6. Colégio Salesiano Dom Bosco
7. Overdose Colégio e Curso
8. Colégio Salesiano São José
9. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) - Campus Natal-Central
10. Educandário Santa Teresinha

Governo do Estado garante realização de novo concurso público para professores ainda em 2015‏


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Diário Oficial do Estado trouxe na edição desta quarta-feira (5) a convocação e nomeação de 809 professores e especialistas em educação efetivos para recomposição do quadro do estado. Porém, ainda neste ano, o Governo do RN realizará novo certame para 167 professores nas disciplinas de matemática, química, física e espanhol. O concurso acontecerá devido ao fato de não haver mais professores remanescente para essas disciplinas nos últimos concursos realizados.
De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Francisco das Chagas Fernandes, “existe uma recomendação do Ministério Público para realização de um concurso para temporários específico para estas disciplinas com necessidade de professor. Nesse caso, os professores selecionados que assumirem os cargos ficarão lotados no Estado até o final do ano letivo na rede estadual de ensino”.
Além disso, o Governo do Estado fará este ano um novo concurso público para o cargo de professor efetivo para atender às demandas do quadro a partir de 2016. Essas vagas não irão interferir na Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado porque serão para substituir os professores aposentados e falecidos.
O governador Robinson Faria declarou que as ações refletem medidas essenciais para garantir ensino de qualidade aos alunos. “Nosso trabalho é no sentido de ofertar aos estudantes plenas condições para que possam estudar e ter um futuro digno. Não mediremos esforços para assegurar que isso aconteça”, declarou o chefe o Executivo estadual.
Créditos: Jornal de Hoje

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governo convoca 809 novos professores para a rede estadual

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou hoje (5), em sua página oficial no instagram e twitter, que convocou 809 novos professores para a rede estadual de educação. A convocação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.
Os candidatos foram aprovados em concurso público homologado em 27 de fevereiro de 2012, e vão ocupar os cargos efetivos de Professor e Especialista da Educação, do quadro geral de pessoal do Estado.
Convocados terão de ligar para agendar a inspeção médica no telefone: (84) 3232-1056. A publicação exige ainda a entrega do diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo, devidamente registrado por órgão competente.

Confira a lista dos convocados e demais documentos exigidos.No último dia 30 de julho, o Governo do RN já havia convocado 167 professores temporários para ocupar as vagas de educadores que por algum motivo tenham se afastado da sala aula, como, por exemplo, licenças médicas, mudança de função ou necessidades do quadro.
Além disso, outros 52 já haviam sido nomeados para cargos efetivos em substituição aos postos não preenchidos pelo último chamamento. A convocação é respaldada pela própria Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite este tipo de contratação para reposição de quadros em diversos casos.
“Com essa convocação nós estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a educação, com o ensino e com a aprendizagem. Fomos sensíveis às necessidades dos alunos e das escolas porque entendemos que esse é o caminho principal para formação dos cidadãos potiguares”, afirmou o governador Robinson Faria.

Créditos: nominuto.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SEEC divulga a listagem dos convocados para o cargo de professor temporário

Em ato público no Diário Oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte desta sexta-feira (31), a Secretaria de Educação e Cultura do RN convoca 167 professores temporários para suprir necessidades no quadro de educadores da rede estadual de ensino. 

Os convocados deverão se apresentar às Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), com a documentação descrita abaixo no prazo de 30 dias (contados a partir de hoje, 31/07). 

1.1  Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo 
1.2  Documentos de Identificação 
a) Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por médico do trabalho.
b) Cópia de Cédula de Identidade 
c) Comprovante de residência 
d) Cópia do Título de Eleitor e Comprovação de Quitação Eleitoral 
e) Cópia de Cadastro de Pessoa Física – CPF 
f) Cópia do PIS ou PASEP 
g) Cópia da Certidão de Reservista ( sexo masculino) 
h) Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento 
i) Cópia da CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social( página com foto- frente e verso e contrato de trabalho)
j) Número da Conta bancária  e Agência em nome do Titular do Contrato ( conta do Banco do Brasil) 
k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos. 

Créditos: http://www.rneducacao.com/

As sete batalhas no Congresso que assombram o governo Dilma

Presidente Dilma discutiu a pauta-bomba do Congresso Nacional com os governadores em reunião na última quinta-feira, no Palácio Alvorada.
Agosto é o mês decisivo para o futuro do governo Dilma Rousseff (PT). Pressionada nas ruas pelas manifestações convocadas para o dia 16, a presidente tenta desarmar pelo menos sete “bombas” no Congresso. A pauta, na visão da equipe econômica, vai definir o sucesso do ajuste fiscal.
Para neutralizá-la, Dilma aproveitou o recesso parlamentar para atuar em diversas frentes. Na quinta-feira (30), prometeu liberar R$ 4,9 bilhões em emendas parlamentares e pediu socorro aos governadores, que prometeram conversar com as bancadas estaduais.
A partir de amanhã (3), a estratégia será testada contra as movimentações dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Abertamente ou nos bastidores, ambos são contrários ao governo em todas as sete votações.
A ideia de contar com os governadores também tem alcance limitado – na prática, eles têm pouca influência nas decisões de deputados federais e senadores. “É o governo federal quem tem domínio da governabilidade no Congresso. Podemos sim conversar e mostrar o que está previsto nesse pacote de medidas, como os estados serão afetados. Mas se isso surtirá o efeito desejado é difícil prever”, avaliou o governador Beto Richa (PSDB), antes do encontro com Dilma.
Nas batalhas, Dilma tenta aprovar duas propostas que garantiriam R$ 27 bilhões a mais de arrecadação em 2015 (repatriação de recursos, desoneração da folha de pagamentos e mudança da meta de superávit), outra que garante flexibilidade na execução orçamentária (Desvinculação das Receitas da União). Além disso, luta para manter dois vetos (aumento para aposentados e servidores do Judiciário) e, por último, para derrubar uma proposta que muda o reajuste do FGTS.
Veja quais são as sete votações que desafiam o governo federal:
Repatriação de recursos
A principal aposta do governo para aliviar o caixa é o projeto que trata da regularização de recursos não declarados por brasileiros no exterior. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negocia pessoalmente a aprovação da proposta, mas encontra resistências do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já adiantou que ela não vai passar na Casa.
Tramitação
A proposta, que tramita no Senado, chegou a entrar na pauta do plenário no dia 16 de julho, mas não foi apreciada por falta de quórum. Ainda precisa passar pela Câmara.
Impacto
R$ 25 bilhões
É a estimativa de arrecadação em 2015 com a entrada em vigor da regra, mas pode chegar a até R$ 100 bilhões caso todos os recursos estimados sejam repatriados.
Desoneração da folha
O último projeto de lei do ajuste fiscal do governo que ainda está em tramitação no Congresso trata da redução da desoneração da folha de salários. A proposta eleva em mais de 100% a taxação de mais da metade de 56 setores que foram beneficiados com o programa de desoneração da folha, que começou em 2011.
Tramitação
O texto já passou pela Câmara e está no Senado. Se sofrer qualquer modificação – o que é dado como certo por Renan Calheiros – volta à Câmara.
Impacto
R$ 2 bilhões
É a previsão do aumento de arrecadação do governo para 2015, caso a proposta seja aprovada.
Aumento do Judiciário
Dilma vetou no dia 22 de julho o aumento médio de 59,5% aos funcionários do Poder Judiciário, que seria concedido ao longo dos próximos quatro anos. Na justificativa, a presidente alegou que a proposta é inconstitucional e contrária ao interesse público.
Tramitação
O veto vai ser apreciado pelo Congresso no segundo semestre e pode ser derrubado.
Impacto
R$ 6,5 bilhões
É o aumento orçamentário médio ao longo dos próximos quatro anos. Depois disso, o impacto anual passa para R$ 10 bilhões.
Aumento das aposentadorias
Dilma anunciou na semana passada que vai vetar o dispositivo recém-aprovado pelo Congresso Nacional que estende a regra de correção do salário mínimo aos aposentados do INSS. Pela mudança, os aposentados também passariam a receber reajuste anual equivalente à variação do PIB dos dois anos anteriores, mais a inflação.
Tramitação
Assim como no caso do aumento do Judiciário, o veto pode ser derrubado pelo Congresso.
Impacto
R$ 8,1 bilhões
Esse seria o aumento médio anual dos gastos do governo nos últimos oito anos, caso a mudança na regra já viesse sendo aplicada.
Reajuste do FGTS
Eduardo Cunha protocolou em maio um projeto que altera a regra de correção do FGTS, a partir de janeiro 2016. Pela proposta, o reajuste seguiria os indicadores da poupança, elevando a correção em cerca de três pontos porcentuais ao ano. O fundo não faz parte do caixa do governo, mas é uma válvula de escape para investimentos que ajudam a combater a crise. Cunha tem dito que a proposta não prejudica as contas do governo porque se refere apenas a depósitos futuros.
Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência na Câmara desde junho. Se aprovado, ainda precisa passar pelo Senado.
Impacto
R$ 3,15 bilhões
No ano passado, R$ 105 bilhões foram recolhidos pelo FGTS. A mudança forçaria o governo a aumentar o rendimento do fundo em mais três pontos porcentuais, o que equivaleria a aproximadamente R$ 3,15 bilhões.
DRU
A Desvinculação das Receitas da União (DRU) é um mecanismo que permite ao governo desvincular 20% das receitas de contribuições sociais, o que flexibiliza a execução orçamentária. O mecanismo é adotado desde 1994 e vem sendo prorrogado de quatro em quatro anos. A atual proposta de prorrogação do governo prevê que a desvinculação suba para 30%.
Tramitação
O texto tramita lentamente na Câmara e ainda precisa passar pelo Senado até o fim do ano. Como é uma emenda constitucional, precisa de maioria de três quintos.
Impacto
R$ 182,6 bilhões
O total desvinculado pela DRU na lei orçamentária de 2015 é de R$ 121,7 bilhões. Uma projeção dentro dos novos parâmetros da PEC do governo subiria esse valor em 50%. Ao contrário dos demais itens da “pauta-bomba”, contudo, não diminuiria receita nem aumentaria receitas, mas engessaria o orçamento federal e poderia afetar o pacote fiscal como um todo.
Redução do superávit
Há duas semanas, o governo apresentou a proposta de redução da meta do superávit primário de 1,1% para 0,15%. Eduardo Cunha ironizou a iniciativa e disse que o governo não vai conseguir cumprir nem a meta reduzida. Deu indícios de mais uma votação difícil para o governo.
Tramitação
O projeto precisa passar primeiro pela Comissão Mista de Orçamento, depois pelo aval do Congresso.
Impacto
R$ 57,6 bilhões
É a diferença entre os R$ 66,3 bilhões de superávit da proposta original para os R$ 8,7 bilhões após a redução sugerida pelo governo.
Créditos: nominuto.com