quarta-feira, 3 de agosto de 2016

UFRN inaugura Complexo Tecnológico de Engenharia


O estímulo à inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganham novo impulso no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), entregue aos alunos e professores do Centro de Tecnologia (CT) em solenidade de inauguração na última segunda-feira, 1º de agosto, no campus central. O edifício de 8 mil m² atenderá de imediato 1.500 estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, que terão acesso a 50 novos laboratórios.
Estudante de Engenharia de Petróleo, Úrsula Jácome Barreto Brito acha fantástica a ideia de unir a estrutura laboratorial de várias engenharias em apenas um lugar, onde serão possíveis parcerias entre os cursos para a criação de pesquisas e novas tecnologias que resultam no surgimento de novas empresas e startups. “Acredito que, ao longo dos anos, podemos atingir um patamar elevado de desenvolvimento científico e tecnológico”, comemora.
A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, elogiou o pensamento da universitária e reiterou a importância da obra para o crescimento de qualidade, possibilitando a infraestrutura necessária para a continuidade da expansão institucional. “Este edifício proporciona um impacto inestimável para a construção da universidade que vislumbramos no futuro, onde a formação deve incluir inovação tecnológica, desenvolvimento científico e espírito empreendedor”.

ACAYU abre inscrições para o Curso Noções Básicas de Direito

Foto da turma 2015
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo ao Município da Serra do Mel - ACAYU - em parceria com o Escritório de Advocacia Dr. Aldo Araújo abre inscrições para a 4ª edição do Curso Noções Básicas de Direito.

O curso é voltado para os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Pe José de Anchieta, que visa trazer conhecimentos sobre os direitos civis, do consumidor, políticos e deveres do cidadão, uma noção básica sobre o direito e tem também a finalidade de identificar os jovens estudantes que tenha aptdão para seguir a carreira profissional do direito.

As aulas serão ministradas pela estudante de Direito Amanda Araújo, durante o período de seis semanas, todas as segundas-feiras, das 19 as 21 h, na sede da Associação.

Os interessados devem procurar o professor Roberto de Araujo no laboratório de informática na E E Pe José de Anchieta.

"Vamos realizar a 4ª edição do Curso Noções Básicas de Direito com os jovens da Serra do Mel, dando uma oportunidade para que os mesmos enriqueça seus conhecimentos e reflitam sobre o conteúdo trabalhado." Prof. Roberto de Araujo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Prefeitos e governadores já comemoram fim do Piso Nacional dos Professores proposto por Temer



Prefeitos e governadores em todo o país já comemoram o que será o fim do Piso Nacional dos Professores, proposta de Michel Temer (PMDB) para aplicação em seu eventual governo. Matéria sobre isso foi publicada na Folha de São Paulo no último dia 28.04.

A ideia de Temer é modificar a Lei 11.738-2008 e criar um programa batizado de "Travessia Social", que daria 'bônus' aos docentes que 'melhorassem' o desempenho dos alunos e também 'aperfeiçoassem' suas práticas pedagógicas. 
Ou seja, em vez de reajustes anuais lineares a partir do mês de janeiro de cada ano para todos os educadores da educação básica pública, tal como reza a lei 11.738-2008, apenas os educadores que cumprirem as metas do 'novo' programa teriam direito a uma espécie de abono, que sequer vai para a aposentadoria. Desde 2009, os reajustes do piso se dão pelo mesmo índice de crescimento do custo-aluno, sempre acima da inflação oficial.
Um atraso, diz especialista em educação
"Essa proposta de Temer representa um grande atraso para a educação pública e para a valorização dos professores", alerta a Doutora em Educação Maria Esther Salgado. Explica a educadora que o desempenho dos alunos não é resultado exclusivo da atuação dos seus mestres, vez que o ensino-aprendizagem envolve diversos outros elementos, como a estrutura das escolas, as condições de trabalho e o próprio nível congnitivo de cada discente. Ao se querer reduzir tudo isso somente à atuação do educador, tenta-se na verdade justificar a ausência de valorização desse profissional pondo a culpa apenas nele mesmo. "Essa proposta não passa portanto de golpe no magistério", conclui a Drª Esther.
CNTE e sindicatos dizem que não aceitam retrocessos
Temer no entanto terá dificuldades para implementar esse tipo de proposta. A CNTE e seus sindicatos em todo o país já avisaram que não aceitam retrocessos na educação. Neste sentido, dizem que não deixarão que se piore ou se extinga a Lei do Piso dos professores.