Despertar na EEPJA

Hoje Aula Inaugural do Projeto Despertar

Lembramos aos nossos queridos alunos(a) que foram selecionados para o Projeto Despertar que, a aula inaugural sera hoje, segunda-feira, dia 16 de agosto no patio do Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoro/RN, a partir das 16:00 horas.
E estamos saindo da nossa Escola a partir das 14:30 h, aguardamos...

A EEPJA Participou da Aula Inaugural do Programa Despertar em Mossoró

A abertura da aula inaugural desenvolveu-se de modo diferente das anteriores. Foi montado o cenário de telejornal, onde dois professores apresentaram o Projeto Despertar através de entrevistas.
Os professores que executaram esta responsabilidade foi a prof.ª Taciana Peixoto da E. E. Gilberto Rola do distrito Maisa e o prof. Roberto de Araujo da nossa E. E. Pe José de Anchieta de Serra do Mel. Foram convidados para serem entrevistados a técnica da 12ª Diretoria Regional da Educação – DIRED, profª. Goretti Silva, representando a Sec. Estadual de Educação e a 12ª DIRED; profª. Iratelma Pereira, falando sobre a metodologia do SEBRAE/RN; profª. Cristiane de Carvalho que falou sobre a culminância do projeto que é a feira. A prof.ª Dilvamar, nossa repórter de rua que entrevistou a Diretora Márcia da E. E. Manoel João, Prof.ª Cidney e alguns alunos, entre eles a nossa aluna Rafaela Pinto do 3º Ano noturno.
Veja em resumo o objetivo do Projeto Despertar.
Mostrar ao estudante como o empreendedorismo pode trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio. Com base nessas premissas, o SEBRAE do Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado. O Projeto Despertar é uma parceria do SEBRAE/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, mais de 100 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo. O objetivo do programa segundo o SEBRAE é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho O Despertar surgiu a partir de um levantamento realizado em todo o Sistema SEBRAE sobre experiências de sucesso em educação empreendedora. O SEBRAE/RN optou por adotar a metodologia desenvolvida no SEBRAE/CE, considerada referência na Região Nordeste para disseminação de empreendedorismo no ensino público. O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário. Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. O conteúdo é extracurricular e não-obrigatório. Participa quem quiser. Os alunos se candidatam para as turmas e são selecionados por suas escolas. Para ministrar o conteúdo aos estudantes, os professores passam por uma capacitação de 60 horas, a cargo do SEBRAE/RN.

Veja as Fotos da Nossa Participação