Reportagens

MATÉRIAS DA EEPJA PUBLICADA EM 2010


Professores da nossa escola participam de formação sobre leitura em Natal

O vice-diretor Roberto de Araujo, a coordenadora pedagógica Meire Fernandes e a professora de língua portuguesa Ana Paula Vale, estiveram presente no lançamento do Programa de Leitura – PROLEM durantes os dias 19, 20 e 21 de agosto no Praiamar em Natal/RN. Os mesmos passaram por uma capacitação de formação continuada sobre o incentivo e a expansão da leitura voltada para os alunos do ensino médio. Dentre as diversas formas lúdicas e pedagógicas para atrair os discentes ao campo da leitura foi encaminhado o projeto de criação de uma rádio escolar para a nossa escola.


Programa Estadual Paz nas Escolas Chega a Serra do Mel

O Núcleo Estadual de Educação Para Paz nas Escolas capacita gestores, professores, supervisores e coordenadores da E. E. Pe José de Anchieta

Com o tema "Desvendando os Fenômenos da Violência e das Drogas nas Escolas", a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através do Núcleo Estadual de Educação para a Paz (NEEP), está promovendo amanhã dia 25, no Plenário da Câmara Municipal, Palácio Francisco Sobrinho de Moura das 07:30 as 17:00 horas, curso de capacitação para gestores, professores, supervisores e coordenadores.
A programação do evento conta no turno matutino, com o I SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO E ABUSO DE DROGAS N A FAMÍLIA, ESCOLA, AMBIENTE DE TRABALHO E COMUNIDADE e no turno vespertino com a OFICINA: DESVENDANDO OS FENÔMENOS DA VIOLÊNCIA. Esta comissão está na Serra do Mel a convite da Gestão da Escola Akinoã dos Santos, com o objetivo de capacitar o corpo docente, a equipe técnica pedagógica e equipe de apoio, preparando os funcionários para melhor desenvolver suas atividades no que diz respeito à identificação do aluno usuário de drogas, bem como aqueles portadores de distúrbios violentos.
O Núcleo Estadual de Educação para a Paz (NEEP), foi institucionalizado a partir da portaria 1.111/2009-SEEC/GS, em atendimento a Lei Estadual 8.814 de 02 de março de 2006, a qual institui o Programa Estadual Paz na Escola de ação interdisciplinar e participação comunitária no controle da violência nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte e a criação do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas.


A Participação da Nossa Escola no JERNS tem sido recheada de vitórias

A E E Pe José  de Anchieta está participando do JERNS 2010, na 12ª DIRED em Mossoró/RN. Na responsabilidade do nossos professores de educação física, Huguinelson Régis e Francisco Deohn que inscreveram dois times de futibol de campo nas categorias infantil e juvenil.
Na segunda-feira dia 16, estreamos com uma linda vitória. O time juvenil treinado pelo prof. Francisco Deohn, jogou com a E. E Presidente Kennedy de Mossoró no Ginásio de Esporte do Diocesano Santa Luzia. Ganhamos de 5 x 1. Os gols foram dos nossos atletas: 01 gol de Jeferson, 01 de Rair, 01 de Leonilson e 02 de Felipe. Na terça-feira, dia 17,  nossos atletas do juvenil jogou com a E. E. Mons. Raimundo Gurgel e não foi diferente... Ganhamos de 4 X 1, com 01 gol de Marcelo Viana e 03 gols de Felipe. Já tem treinador profissional de olho no nosso artilheiro Felipe... afinal em dois jogos foram 05 gols.
Aproveito para parabenizar nosso atletas e convido a todos que fazem parte de nossa comunidade a torcer por esses meninos que valem ouro.

E tem mais...
Hoje estréia o nosso time infantil, treinado pelo professor Huguinelson Régis. O infantil joga com a E. E. Santo Antonio no Diocesano Santa Luzia, logo mais as 15:00 horas.
- Vamos torcer pela vitória de nossos meninos.

E mais...
A nossa diretora Akinoã Costa, já nos garantiu que o timão passando desta fase para jogar em Natal vai dar toda a assistência necessária. E quando formos decidir a final vamos levar todos os alunos à capital para torcer pela nossa escola. 
    

A EEPJA Participou da Aula Inaugural do Programa Despertar em Mossoró

Veja Nossa Escola Fazendo Parte da Aula Inaugural do Despertar

A abertura da aula inaugural desenvolveu-se de modo diferente das anteriores. Foi montado o cenário de telejornal, onde dois professores apresentaram o Projeto Despertar através de entrevistas.
Os professores que executaram esta responsabilidade foi a prof.ª Taciana Peixoto da E. E. Gilberto Rola do distrito Maisa e o prof. Roberto de Araujo da nossa E. E. Pe José de Anchieta de Serra do Mel. Foram convidados para serem entrevistados a técnica da 12ª Diretoria Regional da Educação – DIRED, profª. Goretti Silva, representando a Sec. Estadual de Educação e a 12ª DIRED; profª. Iratelma Pereira, falando sobre a metodologia do SEBRAE/RN; profª. Cristiane de Carvalho que falou sobre a culminância do projeto que é a feira. A prof.ª Dilvamar, nossa repórter de rua que entrevistou a Diretora Márcia da E. E. Manoel João, Prof.ª Cidney e alguns alunos, entre eles a nossa aluna Rafaela Pinto do 3º Ano noturno.
Veja em resumo o objetivo do Projeto Despertar.
Mostrar ao estudante como o empreendedorismo pode trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio. Com base nessas premissas, o SEBRAE do Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado. O Projeto Despertar é uma parceria do SEBRAE/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, mais de 100 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo. O objetivo do programa segundo o SEBRAE é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho O Despertar surgiu a partir de um levantamento realizado em todo o Sistema SEBRAE sobre experiências de sucesso em educação empreendedora. O SEBRAE/RN optou por adotar a metodologia desenvolvida no SEBRAE/CE, considerada referência na Região Nordeste para disseminação de empreendedorismo no ensino público. O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário. Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. O conteúdo é extracurricular e não-obrigatório. Participa quem quiser. Os alunos se candidatam para as turmas e são selecionados por suas escolas. Para ministrar o conteúdo aos estudantes, os professores passam por uma capacitação de 60 horas, a cargo do SEBRAE/RN.

Veja as Fotos da Nossa Participação


Nossa aluna Rafaela sendo entrevistada pela reporter Divamar
Técnica da 12ª DIRED - Goretti Silva

Alunos do Despertar da EEPJA na aula inaugural
A TCM gravando o evento Despertar
Diretora da E E Manoel João - profª. Márcia
Prof. Roberto e profª Taciana apresentando o Jornal Despertar
Prof. Adailson da EEPJA, responsável pelo Despertar em nossa escola 
Apresentação cultural do grupo de dança da E. E. Aida Ramalho
Apresentação cultural do grupo de dança da E. E. Aida Ramalho

A EEPJA fazendo parte do Jornal Despertar

Apresentação do Jornal Despertar
Alunos de diversas cidades na aula inaugural

Hoje Aula Inaugural do Projeto Despertar

Projeto Despertar

                Lembramos aos nossos queridos alunos(a) que foram selecionados para o Projeto Despertar que, a aula inaugural sera hoje, segunda-feira, dia 16 de agosto no patio do Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoro/RN, a partir das 16:00 horas.
                E estamos saindo da nossa Escola a partir das 14:30 h, aguardamos...

Conheça Nossa Campea do Karaoke no Dia do Estudante

Paula Marcia - campeã do karaoke

ESCOLA ESTADUAL PE JOSÉ DE ANCHIETA É PREMIADA NA 6ª FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro chega a sua sexta edição em Mossoró. A cada ano o evento supera expectativas de público e crítica. Com isso, consolida-se como um dos eventos literários mais importantes do Estado, com a presença dos principais autores nacionais e locais. Ano passado, o escritor e jornalista Fernando Morais ressaltou que a Feira do Livro de Mossoró não deixa nada a dever, em conteúdo das palestras, para eventos semelhantes de São Paulo. Este ano, o evento será realizado entre os dias 3 e 8 de agosto, no mesmo local que as edições anteriores, a Estação das Artes Elizeu Ventania.  
Escola Estadual Padre José de Anchieta esteve presente na solenidade, representada pela sua diretora, Akinoã Costa dos Santos, que foi surpreendida durante a programação de abertura. Das 78 escolas que pertecem a jurisdição da 12ª DIRED, cincodelas  foram homenageadas e premiadas, entre elas a Escola Estadual Padre José de Anchieta de Serra do Mel/RN. A nossa Escola conseguiu ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação - MEC, que tinha estabelecido uma média de 4,0 pontosno ENEM e ela conseguiu atingir 5,4 pontos. No ranking das cinco escolas homenageadas fomos a terceira.
Além de fartos elogios, pelo Sec. Estadual de Educação Prof. Otávio Augusto, da Diretora da 12ª Dired, Célida Linhares e do representante do MEC, a Escola recebeu uma câmara digital filmadora, um aparelho de DVD e um microfone como incentivo pelo desempenho obtido.
A Equipe Gestora e Pedagógica parabeniza todos os Alunos do Ensino Mèdio, os Professores e toda a Equipe de Apoio que fazem a Escola Estadual Padre José de Anchieta pela conquista da homenagem e da premiação.


I concurso Literário do Ensino Fundamental da EEPJA, Sucesso Absoluto!

EQUIPE ADMINISTRATIVA/PEDAGÓGICA



Veja abaixo a classificação do concurso de poesia no I Projeto Literário:

5º Lugar: 6º Ano único;

4º Lugar: 5º período II da EJA;

3º Lugar: 7º Ano único;

2º Lugar: 9º Ano I -

1º Lugar: 8º Ano I –

Veja abaixo a classificação do concurso de dramatização no I Projeto Literário:

4º Lugar: 8º Ano I;

3º Lugar: 9º Ano II;

2º Lugar: 9º Ano I;

1º Lugar: 8º Ano II;

Parabenizamos a todos que participaram do nosso I Concurso Literário, especialmente aqueles que conseguiram as primeiras colocações. Mas, quero enfatizar que a participação de todos é importantíssima para desenvolvermos uma educação de qualidade que é nosso propósito.




SALÃO DE CONVIVÊNCIA DA EEPJA

EQUIPE CAMPEÃ - 8º ANO I I; PROFª FRANCINEIDE

1º MELHOR POEMA: 8º ANO I

2º MELHOR POEMA: 9º ANO I
MATÉRIAS DA EEPJA PUBLICADA EM 2012